10 respostas sobre o Tesouro Direto

Quando analisamos o perfil do investidor brasileiro (pessoa física), a grande maioria se encaixa na modalidade conservadora. Isto significa que são pessoas que buscam mais segurança em seus investimentos e estão menos dispostas à correrem riscos. Isso também explica o porquê da maioria utilizar a conhecida Poupança para guardar o seu dinheiro. Será que no atual cenário econômico é melhor investir na poupança ou nos títulos públicos, também conhecidos como Tesouro Direto?

Poupança pode gerar rendimentos negativos (prejuízo)?

Sim, e não. Explicando melhor, a poupança não gera rendimentos negativos, mas há um problema já instalado no Brasil, que está fazendo a poupança gerar prejuízos, e esse problema se chama inflação. Veja só: considerando o rendimento da poupança este ano em 7,7% e a inflação atual em torno de 8,5% ao ano, vemos que a poupança ficou para trás… Isso é prejuízo para quem tem dinheiro na Poupança.

Tesouro Direto realmente gera rendimentos positivos

Já os títulos públicos (Tesouro Direto) estão com rentabilidade anual que ultrapassam a inflação, gerando realmente uma rentabilidade positiva. Isso quer dizer que seu dinheiro estará protegido contra a inflação e ainda gerando uma renda extra para você.

Mas se os títulos públicos são tão bons neste cenário, por que tantas pessoas ainda continuam guardando dinheiro na Poupança? A resposta é simples: falta de conhecimento. Como a educação financeira no Brasil ainda é pouco difundida, a maioria das pessoas não conhecem o Tesouro Direto, ou até já ouviu falar, mas tem um montão de dúvidas a respeito (e medo também, por não conhecerem). O triste é que enquanto elas não resolvem suas dúvidas, vão perdendo seu suado dinheiro poupado, mês após mês.

Para ajudar aqueles que ainda têm dúvidas sobre o Tesouro Direto, o canal de finanças pessoais da empresa Empiricus, que se chama Criando Riqueza, preparou um Guia Especial sobre o Tesouro Direto, respondendo as 10 principais perguntas sobre este tipo de investimento.

Para acessar este Guia Especial, basta clicar aqui que você será direcionado para a página exclusiva que trata este tema em detalhes. Não deixe de aprender sobre o Tesouro Direto, e invista com segurança e rentabilidade.

Até a próxima!

Nota: Esta coluna é mantida pela Empiricus, que contribui para que os leitores do Dinheirama possam ter acesso a conteúdo gratuito de qualidade.

Foto “growth of his business”, Shutterstock.

Postagens relacionadas

Como proteger o chip de clonagem no celular

Em 2º lugar no ranking mundial, influenciadores brasileiros buscam se capacitar como empreendedores

Brasil evita perda de R$ 6,2 bi em fraudes digitais em um semestre