Se existe uma figura célebre no mundo dos investimentos é Warren Buffett, o homem que se tornou um mito por criar fortuna a partir de práticas relativamente simples, levando em conta empresas que apresentam boa administração e mercados estratégicos, que mesmo em momentos de crise mantém sua importância econômica.
O que pouca gente sabe é de fato como escolher os melhores investimentos, seguindo essa linha adotada por Buffett, já que o pequeno e médio investidor nem sempre tem tempo e acesso a informações que mostrem claramente quais sãos as empresas mais bem administradas.
A equipe de analistas da Empiricus, parceira de conteúdo do Dinheirama, estudou a fundo a carreira de Warren Buffett, seus muitos acertos e alguns equívocos. Esse trabalho, trouxe luz para quais seriam de fato as 5 principais estratégias de Buffett na hora de escolher onde investir.
Buffett procura empresas que ofereçam:
- Capacidade de gerar fluxo de caixa livre mesmo em condições adversas de mercado;
- Crescimento consistente do lucro por ação ao longo do tempo, traduzido também em crescimento dos dividendos;
- Baixo nível de endividamento ou – ainda melhor – posição excedente de caixa;
- Vantagens competitivas ou barreiras à entrada que reforcem a perpetuidade do negócio;
- Blindagem em relação a ingerências governamentais, mas também sem cair em vícios privados (ex. executivos incompetentes).
Relatório Barganhas da Bolsa
Após o estudo de diversos casos de investidores de sucesso, a equipe de analistas da Empiricus criou um relatório especial, Barganhas da Bolsa (clique e saiba mais). Esse relatório distribuído semanalmente contém no momento 11 ações, sendo que uma das ações recomendadas acumulou em 15 semanas um ganho de +34,11%. Evidentemente que ganhos passados não são garantia de ganhos futuros, mas os resultados da carteira sinalizam um trabalho correto, sério e que tem oferecido ótimo retorno.
Foi preparado ainda um relatório exclusivo (clique aqui para lê-lo na integra), falando mais sobre Warren Buffett e as atitudes que transformaram uma pessoa comum no maior investidor do mundo.
O exemplo de Buffett pode ser replicado (clique e saiba mais). Cabe a nós investidores atentos a boas oportunidades e exemplos a disposição em buscar o melhor conhecimento que ao longo dos anos nos oferecerão melhores resultados. Até a próxima!
Nota: Esta coluna é mantida pela Empiricus, que contribui para que os leitores do Dinheirama possam ter acesso a conteúdo gratuito de qualidade.
Foto: Photo of Forbes article, Shutterstock.