Surpresa! Talvez este seja o termo mais indicado para falar sobre a decisão do Comitê de Política Monetária (COPOM) de elevar a taxa Selic em 0,25 pontos, levando os juros básicos da economia brasileira (Selic) ao patamar de 11,25% ao ano. Impossível não comentar a decisão e dar destaque a esse fato depois de uma eleição tão disputada.
Após o anúncio, o mercado entendeu a decisão como uma sinalização de que o Banco Central (BC) busca resgatar a credibilidade perdida ao longo dos últimos anos. A decisão ainda é mais significativa, pois acontece menos de uma semana depois da reeleição da Presidente Dilma Rousseff, que sofria críticas de boa parte do mercado por estar sempre à frente das decisões econômicas de seu governo.
A partir de agora, muitos analistas e economistas esperam, já nas próximas semanas, uma série de medidas que possibilitem ao governo enxugar gastos, elevar as receitas e resgatar a credibilidade junto ao mercado e empresários.
Para comentar a decisão do BC, contamos mais uma vez com a presença do Alvaro Bandeira, Economista-Chefe e Sócio da Órama. Alvaro, com toda experiência adquirida ao longo de sua carreira, fez um vídeo especial para o Dinheirama interpretando o atual cenário econômico o arriscando sobre o que podemos esperar do futuro.
Acompanhe:
eBook gratuito “Pais Presentes, Filhos Ricos”
Você certamente percebeu mudanças que aconteceram na economia do Brasil e no mundo na última década. A realidade vivida e nos ensinada por nossos pais mudou totalmente e nos deixou com uma dúvida: como transmitir os melhores ensinamentos de gestão financeira pessoal para nossos filhos?
Com o intuito de proporcionar a você, leitor, a chance de levar elementos importantes para discussão da educação financeira com os filhos, criamos o eBook “Pais presentes, Filhos Ricos” (baixe gratuitamente clicando aqui). O eBook foi escrito pelos fundadores do Dinheirama, Conrado Navarro e Ricardo Pereira, e contou com o apoio da Órama.
No eBook gratuito “Pais Presentes, Filhos Ricos” você:
- Vai entender a importância de falar sobre dinheiro e aprender a envolver os filhos nas decisões financeiras da família;
- Vai descobrir porque é fundamental cuidar do próprio futuro financeiro para não atrapalhar a vida adulta dos filhos;
- Vai aprender o que evitar para não prejudicar o futuro financeiro dos filhos;
- Vai aprender como transformar a mesada dos filhos em uma ferramenta de aprendizado para a vida inteira.
Baixe agora mesmo seu eBook gratuitamente. Basta realizar um simples cadastro com seu nome e e-mail.
Cuidar do futuro é uma responsabilidade que precisa ser assumida pelos filhos também ao longo da infância, pois só assim cumpriremos o papel de educar e preparar nossos jovens para a verdadeira cidadania e independência financeira. Até a próxima!
Nota: Esta coluna é mantida pela Órama, que contribui para que os leitores do Dinheirama possam ter acesso a conteúdo gratuito de qualidade.
Foto “Change”, Shutterstock.