O artigo de hoje trata de estratégias para operações de Swing Trade. Operações de Swing Trade são operações de curto a médio prazo (em média de 2 a 5 dias) que utilizam gráficos diários e intraday.
Estratégias
Importante acompanhar as figuras, com os suportes e as resistências, além das linhas de tendência (lts). Para isso, é importante ter uma tela limpa para não ter distorção e sempre em escala log.
Indicadores:
- IFR (Índice de Força Relativa) – Calibragem recomendada: 14 períodos. Importante para identificar níveis de sobrecompra e sobrevenda, e principalmente as divergências. Se quer conhecer melhor o IFR, leia o artigo “Indicadores MACD e IFR”.;
- Bandas de Bollinger – Calibragem recomendada: desvio de 2 e 13 períodos. Importante para acompanhar as fugas. Vale a pena treinar com o passado recente do ativo PETR4, em que as fugas da banda inferior identificaram ótimos momentos de compra. Se quer conhecer melhor Bandas de Bollinger, leia o artigo “Bandas de Bollinger e Movimento Direcional”;
- Médias móveis – Curto prazo (tendência terciária): calibragem recomendada de 13 períodos. Ótimo como stop para operações de swing trade. Médio prazo (tendência secundária): calibragem recomendada de 60 períodos. E longo prazo (tendência primária): calibragem recomendada de 200 períodos. Se quer conhecer melhor as médias móveis, leia o artigo “Médias Móveis”.
Principais Candlestick de reversão:
- Martelo e suas variações (martelo invertido, enforcado e estrela cadente);
- Doji e suas variações.
Também é importante acompanhar o preenchimento de gap, como o ocorrido com o ativo BNCA3. Veja também BVMF3, que está prestes a preencher um gap significativo.
Em nosso próximo artigo seguiremos na apresentação da teoria da Análise Gráfica (Análise Técnica), com maiores explicações sobre as estratégias e uso de exemplos práticos.
Crédito da foto para stock.xchng.