O movimento é muito importante
Tenho exemplos de vários investidores que, baseados em fundamentos de empresas e suportados por relatórios, amargaram volumosos prejuízos financeiros e perderam seus recursos conquistados a partir de muito trabalho e controle disciplinado de seus gastos. Reconheço a importância dos fundamentos de uma empresa, mas em um mercado especulativo como o de ações o que mais importa é se estão comprando ou vendendo tais ações (demanda e oferta), movimento que interfere nos preços e que, consequentemente, trará lucro ou prejuízo.
Além do que as informações são muito interpretativas e nunca sabemos se as mesmas são fidedignas e quais eram as expectativas dos principais investidores – os que realmente interferem no preço das ações através de seus movimentos de compra e de venda em significativos volumes financeiros.
Para escolher as melhores empresas e comprar e vender em bons momentos não é preciso ter uma equipe de analistas ou ter acesso a informações privilegiadas. Com o advento da informática e a disponibilidade de gráficos das ações, temos acesso a todas as ferramentas necessárias para analisar graficamente os melhores ativos e identificar qual o melhor momento para comprá-lo ou vendê-lo.
No entanto, é importante que o investidor
Mudança na estratégia do investidor
A Análise Gráfica, também conhecida como Análise Técnica
Comportamento semelhante também ocorre quando o investidor comum se vê com lucro em outra ação: ele acredita já ser suficiente e decide por realizar tal lucro. O perigo é que no médio e longo prazo tal investidor poderá vivenciar resultados ruins, percebendo tardiamente que ele alongou demais certos prejuízos e saiu cedo daquilo que poderia lhe ser mais lucrativo.
Adicionalmente, as compras e vendas são efetuadas, pelos investidores em geral, em momentos de reversão de preço. Atraídos pela euforia do mercado, a compra é efetuada no topo do preço. Apenas após consecutivas quedas, contagiado pelo pânico e já próximo do fundo, a venda com grande prejuízo é realizada.
A utilização da Análise Gráfica pode proteger o investidor e evitar que ele cometa tais erros – e a série de artigos publicados aqui abordará, gradativamente, estas possibilidades. Em nosso próximo artigo apresentaremos uma das mais fundamentais matérias sobre a Análise Gráfica: Suportes e Resistências, em artigo onde serão ressaltadas suas características, os motivos de suas ocorrências e como podemos tirar proveito desses níveis. Até segunda que vem.
——
Leandro Martins é economista com MBA em finanças pela USP e FIPE e com mestrado em economia na Universidade de Grenoble (França). Profissional de Investimento certificado com o CNPI registrado pela CVM, fundador do site www.seuconsultorfinanceiro.com.br e autor do livro “Aprenda a Investir – Saiba Onde e Como Aplicar Seu Dinheiro” (Editora Atlas).
Crédito da foto para stock.xchng.