Análise Gráfica – Médias Móveis

A Análise Gráfica, também conhecida como análise técnica, consiste no estudo dos preços e dos volumes negociados por uma dada ação. Todas as informações pertinentes para o estudo das ações estão representadas nos gráficos, na medida em que estes traduzem o comportamento de todos os agentes presentes no mercado, sejam os fundamentalistas, os insiders (que possuem informações privilegiadas), os grafistas e mesmo os amadores – que compram e vendem sem critérios fundamentados.

O artigo de hoje trata das médias móveis, consideradas como um dos indicadores mais simples e importantes na análise técnica. São médias de preço que se deslocam junto ao preço. A média móvel simples (MMS) é a mais utilizada, porém há outras variações, como atribuir um peso maior ao preço mais recente, cujos exemplos são a média móvel ponderada e a média móvel exponencial.

É possível calibrar a média móvel para qualquer período desejado. Por convenção, há alguns períodos mais utilizados, conforme o prazo:

  • Curto prazo: 7 a 14 períodos;
  • Médio Prazo: 40 a 60 períodos;e
  • Longo prazo: 100 a 200 períodos.

Veja alguns exemplos:

Adicionalmente, a estratégia de compra e venda com duas médias móveis pode acarretar em prejuízos ilimitados quando o preço da ação estiver em tendência lateral ou mesmo com tendências não muito longas:

Em nosso próximo artigo seguiremos na apresentação da teoria da Análise Gráfica e discutiremos os indicadores.

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Leandro Martins é economista com MBA em finanças pela USP e FIPE e com mestrado em economia na Universidade de Grenoble (França). Profissional de Investimento certificado com o CNPI registrado pela CVM, fundador do site www.seuconsultorfinanceiro.com.br e autor do livro “Aprenda a Investir – Saiba Onde e Como Aplicar Seu Dinheiro” (Editora Atlas).

Crédito da foto para stock.xchng.

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