Olá amigos! No artigo anterior apresentei à vocês os mini contratos, que realmente estão na moda e em alta nas corretoras. Expliquei os 5 principais motivos para isso, e se ainda não leu, recomendo que o faça clicando aqui.
Agora irei explicar em mais detalhes o que eles são.
Mini é igual ações?
Na bolsa de valores operamos ativos financeiros. Lucramos se acertamos a direção deles. Exemplos são ações do Itaú, Bradesco, Petrobrás, Lojas Americanas, etc.
Além de ações, podemos especular com a direção do dólar ou mesmo do Ibovespa, este que representa uma cesta com as principais ações brasileiras.
Para escolher se o dólar irá subir ou cair no mesmo dia, ou seja, uma operação de day trade, recorremos ao mercado futuro do dólar e do índice, o chamado antigo mercado BMF (já as ações de empresas são do antigo mercado Bovespa). Estou usando o termo “antigo” porque hoje estes mercados estão unificados.
Tamanho do mini
Os mini contratos permitem que o investidor tenha acesso ao mercado BMF a custos operacionais mais baixos que os contratos futuros normais (ou contrato “cheio”). Na versão Mini você opera relativamente pequeno: 20% do valor normal do “cheio”.
O trader utiliza deste mercado para especular na bolsa, e ganhar com a oscilação do preço destes mini contratos ao longo do pregão, realizando operações de compra e venda no mesmo dia (day trade).
Plataforma de investimentos recomendada: Rico – A sua plataforma de investimentos completa, ágil e segura
Como funciona a nomenclatura dos contratos?
Os contratos de Mini Índice são indicados pelas letras WIN seguidas da letra do mês de vencimento e do ano. Já os contratos de Mini Dólar, começam com as letras WDO, seguidas da letra indicativa do mês e o ano de vencimento.
Letras de vencimento
WDOFUT:
F: Janeiro
G: Fevereiro
H: Março
J: Abril
K: Maio
M: Junho
N: Julho
Q: Agosto
U: Setembro
V: Outubro
X: Novembro
Z: Dezembro
WINFUT:
G: Fevereiro
J: Abril
M: Junho
Q: Agosto
V: Outubro
Z: Dezembro
Exemplos:
- Mini contrato de dólar com vencimento em Mar/17: WDOH17
- Mini contrato de índice com vencimento em Abr/17: WINJ17
Como operar mini contratos?
Basta você realizar a compra e/ou a venda de no mínimo 1 mini contrato, como se fosse uma ação.
Para realizar a operação no day trade, geralmente o trader utiliza a análise gráfica (análise técnica) para decidir se vai comprar ou vender os minicontratos, de acordo com a sua estratégia e a sua preferência.
O que é Margem de Garantia?
Em uma operação de day trade, você entra e sai no mesmo dia, não tendo a posse do ativo. Ainda assim, nesta modalidade de operação, a corretora de valores pede um valor disponível na sua conta para você poder operar cada contrato.
Este valor é chamado de margem de garantia. Vale ressaltar que a margem de garantia é bem menor para day trade do que para posição (comprar e manter o ativo).
Em palavras mais técnicas, a margem de garantia é uma quantia em dinheiro depositada pelas partes envolvidas em um contrato ou mini contrato futuro, com o objetivo de garantir o cumprimento do mesmo.
A margem de garantia é uma exigência da Câmara de Compensação para cobrir os compromissos assumidos pelos participantes no mercado futuro.
Considerações finais
No próximo artigo quero explicar os custos de transação, quanto você precisa ter como margem para operar, e quanto é possível lucrar.
Até lá, acompanhe nosso trabalho no programa Ponto a Ponto, ao vivo durante o pregão, aqui na Rico.com.vc, onde também ministro aulas todas as manhãs sobre o mercado de bolsa de valores, com foco na pessoa física, como você! Abraços!