Aproveite a alta da Selic (agora em 14,25%) para investir com segurança e rentabilidade

Você provavelmente já sabe o que acontece quando os juros básicos da economia (taxa Selic) sobem, certo? Todo o dinheiro emprestado fica mais caro, ou seja, as dívidas tomadas neste novo cenário pesam mais no bolso dos consumidores – e é exatamente isso que o governo deseja porque seu objetivo no momento é controlar a inflação, ainda que isso custe meses de recessão e encolhimento da economia.

Mas há um outro aspecto importante da elevação dos juros para o qual poucas pessoas prestam atenção: as condições de investimento ficam mais atraentes na renda fixa, o que significa ganhar mais dinheiro com baixo risco. O exemplo de aplicação interessante em momentos como este que mais gostamos de citar (e investir) aqui no Dinheirama são os títulos públicos, também conhecidos como Tesouro Direto.

Um título, em especial, é nosso favorito para os investidores mais conservadores e para aqueles que buscam a melhor alternativa para a caderneta de poupança: o Tesouro Selic (clique para aprender mais). Com liquidez diária garantida pelo Tesouro Nacional, este título garante sempre aumento do patrimônio ao rentabilizar o montante investido diariamente com a correção atrelada à taxa Selic. A alíquota de Imposto de Renda é a mesma de outras aplicações de renda fixa.

O que interessa saber é que investir em Tesouro Selic neste momento é importante para dois objetivos:

  • Construção de sua reserva de emergências. Uma excelente alternativa à caderneta de poupança, o Tesouro Selic oferece rentabilidade atrelada à taxa Selic (portanto, sendo pós-fixado), que hoje está em 14,25%. Mesmo com IR maior em um resgate depois de poucos meses (ou até dois anos), o retorno será bem maior que o obtido na caderneta de poupança e de outras aplicações, como fundos DI com taxas de administração maiores que 0,5%;
  • Alternativa de diversificação para aproveitar os juros elevados. Se você precisa de liquidez para usar seu patrimônio em um prazo mais curto, em que as opções de LCI/LCA ou CDB não atendam com boa rentabilidade, investir no Tesouro Selic é a melhor decisão. Você garantirá um retorno elevado, mesmo com alíquotas maiores de IR.

A Rico.com.vc preparou uma página especial com mais informações sobre o investimento em Tesouro Selic (clique para acessar). Cadastre-se lá para receber mais dicas, conteúdo e informações sobre como começar este excelente investimento. Até a próxima!

Nota: Esta coluna é mantida pela Rico.com.vc, que contribui para que os leitores do Dinheirama possam ter acesso a conteúdo gratuito de qualidade.

Foto “Money in hand”, Shutterstock.

Postagens relacionadas

Como proteger o chip de clonagem no celular

Em 2º lugar no ranking mundial, influenciadores brasileiros buscam se capacitar como empreendedores

Brasil evita perda de R$ 6,2 bi em fraudes digitais em um semestre