É verdade que o Brasil atravessou um período de muita bonança, com emprego formal batendo recorde e muito otimismo por parte da população. Mas precisa acomodar? Não confunda minha preocupação com pessimismo: só não gosto de apenas acreditar que tudo continuará “às mil maravilhas”.
O mundo dá voltas e a economia
Comece com uma reserva especial
O primeiro e decisivo passo quando tudo vai bem é justamente trabalhar para formar a sua reserva para as emergências (quando tudo vai mal). A idéia é que ela funcione como um cheque especial – não como os oferecidos pelos bancos que trabalham com juros altíssimos, mas uma reserva que possa ser o porto seguro na hora de apertar o cinto.
Vale lembrar as tão faladas crises
Especialistas sugerem que o fundo de reserva seja composto de ao menos seis vezes o valor de sua renda mensal. Se você puder formar um colchão financeiro maior, digamos de doze meses, melhor ainda. Com sua reserva, você terá a tranquilidade necessária para manter seu padrão de vida e escolher os próximos passos da sua vida com calma, mesmo que o cenário não seja dos melhores.
Aprendi que é importante não ter medo de cortar aquilo que não for fundamental. O planejamento só tem sentido se for capaz de levá-lo à realização de seus sonhos. Onde você quer chegar? É claro que todos queremos viver com conforto e eu não sou diferente de você: busco o melhor para minha família.
Ainda assim, todo ano arrumamos um tempo para analisar nosso oçamento e identificar se não existe nenhum furo ou possibilidade de melhoria. Temos um plano de longo prazo e um objetivo a ser seguido em comum. Esse objetivo está em primeiro lugar e não medimos esforços pra chegar lá.
Chegamos ao desafio de realizar mais com menos, comprar melhor e dessa forma reduzir os custos de forma a não perder a qualidade de vida e o conforto tão duramente conquistado. A primeira ação de 2011 foi justamente renegociar os serviços de internet, TV e telefonia (de novo). Uma conversa de 15 minutos foi suficiente para conseguir um desconto de 20% no ano, algo em torno de R$ 600,00.
Não é um bom começo de ano? Quero que você leitor possa embarcar no mesmo desafio
Crédito da foto para freedigitalphotos.net.