Sabe aquelas pessoas de lua? Aquelas que num dia são as mais felizes e simpáticas da face da terra, mas no dia seguinte são as mais tristes e rabugentas? Pois é, o mercado financeiro é pior que isso.
O tal humor do mercado às vezes passa do céu para o inferno não de um dia para o outro, mas de uma hora para outra. Assim, o bom humor da manhã, levando suas ações a obter forte valorização pode dar lugar ao mau humor pela tarde, fazendo com que os lucros de até então transformem-se em prejuízos.
Se você já investe há algum tempo, sabe bem do que estou falando. A grande questão a ser respondida é: como você, enquanto investidor, pode aproveitar esse comportamento bipolar do mercado? Como fazer para turbinar seus rendimentos a partir desse viés temperamental do mercado financeiro?
Se você tem uma namorada ou namorado temperamental, você já sabe o que fazer. Aja da mesma forma que age com ele(a). Você certamente não aprecia muito a variação de humor da pessoa amada, mas simplesmente entende que ela é assim e aprendeu a conviver com isso.
Você gostaria que ela fosse uma pessoa constante, mas ela não é e ponto final. A essa altura do campeonato, você já deve saber que não adianta discutir, bater de frente, nem nada disso. O melhor a fazer é aceitar esse comportamento e manter uma distância segura em dias “difíceis” e saber aproveitar ao máximo os dias “de alegria”.
Você pode não saber, mas aquela pessoa “complicada” lhe deu uma importante lição sobre como agir diante do mercado financeiro. Perto dele, a sua namorada vai parecer a pessoa mais normal do mundo.
Vamos ao que interessa. A postura ideal para um investidor diante desse cenário seria:
- Em momentos maníaco-depressivos: Mantenha-se afastado, só observando. Quando perceber que aquele surto neurótico está chegando ao fim, aproveite para comprar as pechinchas que estarão disponíveis a preços muito baixos, afina, o mau humor e pessimismo do mercado fez com que o valor das ações se depreciassem consideravelmente, gerando boas oportunidades para quem vislumbra um horizonte temporal mais longo;
- Em momentos de grande euforia: Momentos como esses, em que a Bolsa de Valores bate sucessivos recordes e o preço das ações vai para as alturas, são ideias para o investidor que comprou suas ações no momento de “mau humor” do mercado. Agora pode ser uma boa hora para vender seus papéis e embolsar parte do lucro obtido, enquanto você espera pela próxima oportunidade.
Uma coisa é certa: assim como as(os) namoradas(os) temperamentais, o mercado financeiro altera seu humor com uma frequência assustadora! Em ambos os casos, o segredo para uma relação bem-sucedida reside em agir de acordo com o momento, sempre com sangue frio e atenção ao que interessa: sua própria sanidade mental (e seu bolso).
Foto “Happy trader”, Shutterstock.