Temos registrado nos últimos meses diversas manifestações de leitores buscando mais informações sobre os investimentos em bolsa de valores.
Entendemos que o aumento da curiosidade pelo investimento se deve pela expressiva valorização do Ibovespa em 2016. O índice alcançou até 31/08/16 alta de +33,57%.
É inegável que o ambiente político e a real possibilidade de afastamento da ex-presidente Dilma Rousseff, consumado nos últimos dias, foi um fator importante que mexeu positivamente com o mercado.
Isso melhorou muito a expectativa de que o Brasil, no médio prazo, volte a ter elementos econômicos positivos.
Fatores macroeconômicos também tiveram efeitos positivo na bolsa. Afinal, analisando os números até o momento, uma crise na China parece controlada. Até a tão comentada alta nos juros dos EUA pode não se concretizar em 2016.
Webcurso gratuito recomendado: Tudo o que você precisa saber sobre Tesouro Direto
As reformas da economia
Ao que me parece, o grande desafio do país a partir de agora é efetivar as expectativas do mercado. Um novo desapontamento com o novo (nem tão novo assim) governo, poderá ter efeito rápido e drástico para o país.
O Brasil poderia mergulhar num período de crise econômica e descontrole político.
O governo deve mostrar firmeza no controle da inflação. Nesse quesito, a nova diretoria do Banco Central tem dado mostras evidentes que a meta será perseguida.
Para isso, talvez os juros precisem se manter elevados por um período ainda maior do que o mercado esperava.
O governo deve ainda mostrar disposição e controle sobre a base. Assim conseguirá aprovar rapidamente um conjunto de medidas que mostrem compromisso com o controle de gastos e reformas importantes, como a da Previdência.
Um olhar grafista
Aqui no Dinheirama contamos com a presença constante do analista gráfico Leandro Martins, que é um profissional que consideramos um dos mais preparados do país.
Leandro, ao longo dos últimos anos, têm-se destacado com o desempenho de suas carteiras recomendadas.
O analista gráfico acompanha o mercado de perto, examinando em detalhes os padrões e tendências, e analisando as figuras gráficas.
Ele comanda o programa Ponto a Ponto, disponível gratuitamente para quem tem conta aberta na corretora Rico.com.vc. E caso você não tenha, saiba que a abertura é gratuita.
Recentemente o Conrado Navarro (sócio-fundador do Dinheirama), gravou um programa fantástico com o Leandro.
Com duração de cerca de uma hora, eles exploram detalhes e observações importantes para quem está pensando em investir, ou até para aquele que já começou a investir em bolsa, mas valoriza o conhecimento de profissionais de referência.
Recomendo a você que deseja conhecer mais sobre Bolsa, que assista ao vídeo abaixo.
Conclusão
Na verdade, investir na Bolsa de Valores deveria ser algo mais natural no Brasil. A maioria das pessoas só passa a buscar mais informações sobre o investimento quando o mercado está em alta.
O momento certo para investir é quando conhecemos o que estamos fazendo e temos uma estratégia para isso. O recado final é de apostarmos no conhecimento e na razão.
Estude cada vez mais sobre bolsa, mas observe o mercado como um todo, inclusive, não deixando de lado as excelentes opções de renda fixa do momento.
Ebook gratuito recomendado: Invista sem medo em títulos públicos
Afinal, os juros continuam extremamente altos, oferecendo rentabilidades atraentes e muito seguras em produtos como o Tesouro Direto. Um abraço e até a próxima!