Cadastro Positivo começa a ser implementado

O Cadastro Positivo, lista com nomes e dados dos bons pagadores, começa a ser implantado em todo o país a partir de hoje, 1º de agosto. Essa novidade pretende melhorar a oferta de crédito para os bons pagadores (juro menor é o que se espera da medida).

Fernando Segato, da Crowe Horwath Macro Auditoria e Consultoria, diz que “haverá um estreitamento da confiança entre as empresas e os bons pagadores”. O Cadastro Positivo vai promover novos meios para a redução das taxas de juros e o crescimento das relações comerciais.

Sagato cita alguns países onde a regra foi implementada, como Chile, México e Estados Unidos, e onde teve um bom desempenho. Algumas experiências obtidas pelo mercado internacional demonstram que os juros caem com o funcionamento do Cadastro Positivo.

De acordo com o site do SPC, os participantes do Cadastro Positivo poderão:

  •  Ter acesso gratuito a todas as informações existentes a seu respeito no banco de dados, no momento da solicitação, inclusive o seu histórico de crédito;
  • Solicitar o compartilhamento de novas fontes a qualquer momento;
  • Pode solicitar a correção ou cancelamento de qualquer informação erroneamente contida no sistema;
  • Solicitar o cancelamento do seu cadastro a qualquer momento.

Para participar do Cadastro Positivo, aproveitando as suas vantagens e possibilitando o acesso dos seus dados pelas empresas, é necessário que você autorize o cadastro de suas informações, mediante o preenchimento de um termo específico. O termo para download encontra-se aqui.

Abaixo você confere um infográfico do SPC bem interessante e que resume o Cadastro Positivo:

Aqui no Dinheirama, nós já publicamos um texto para ajudá-lo a saber se o seu nome está sujo, além de muitas dicas de como limpar o seu nome caso ele esteja sujo. Caso você queira ler mais, acesse o site do SPC Brasil.

 

Fonte: R7.com | Foto: “Credit History Check”, Shutterstock.

Postagens relacionadas

Como proteger o chip de clonagem no celular

Em 2º lugar no ranking mundial, influenciadores brasileiros buscam se capacitar como empreendedores

Brasil evita perda de R$ 6,2 bi em fraudes digitais em um semestre