Carros: planilha (gratuita) para você controlar os gastos – cada vez maiores no Brasil!

Recentemente, o jornal britânico Financial Times alertou que, considerando a bagunça na nossa economia, o Brasil é uma espécie de “paciente em estado terminal”. Levando em conta os desdobramentos da crise econômica e o rebaixamento na avaliação do país, essa observação faz bastante sentido.

Trazendo o foco para as finanças pessoais, especialmente para os elevadíssimos impactos financeiros dos carros, é altamente provável que esse cenário resultará em mais aumentos futuros. Comprar e manter um carro deverá ficar mais caro nos próximos meses.

Com o objetivo de colaborar para que você lide melhor e supere os imensos desafios no seu orçamento, eu elaborei uma planilha para controle dos custos do seu carro (clique para baixá-la gratuitamente).

Essa planilha é bem completa e permite visualizar melhor todos os impactos financeiros do seu carro ao longo do tempo. Por isso, ela abrange desde o momento da compra, passando pelo período de propriedade e terminando no momento da venda, com a depreciação efetiva.

No atual momento de crise e considerando todos os aumentos no custo de vida decorrentes das altas da inflação, do dólar, dos juros e dos tributos (como o anunciado retorno da terrível CPMF), é essencial realizar um bom planejamento financeiro. Para tanto, você precisa saber para onde está indo o seu dinheiro, inclusive para evitar as dificuldades que têm levado outras pessoas ao aumento da inadimplência.

A partir da avaliação dos seus dados e do seu perfil, ficará mais fácil checar se o seu carro está de acordo com sua capacidade financeira. Além disso, você poderá monitorar a evolução dos gastos ao longo dos meses, tendo a possibilidade de priorizar as despesas mais prioritárias e reduzir as supérfluas (ou que podem ser adiadas).

É sempre bom lembrar que a compra de um carro representa um dos maiores gastos que temos em nossas vidas. Para quem precisa utilizar modalidades de financiamento, no atual contexto de juros exorbitantes e restrições ao crédito, os impactos precisam ser bem analisados.

Adicionalmente, é preciso ter consciência a respeito dos custos para manter o carro, que pesam bastante no orçamento mensal das pessoas e famílias.

Nesse sentido, há uma série gigantesca como os gastos relacionados com consumo de combustível, IPVA, licenciamento, seguro DPVAT, seguro particular, revisões, trocas de peças e pneus e demais despesas, como as ocasionais com estacionamento, multas, pedágio e lavagens e etc.

Diante dessa imensidade de custos, algo que realmente precisa ser evitado é a tal da “contabilidade mental”. Afinal, são múltiplos gastos ao longo do tempo e dificilmente alguém consegue ter na mente isso tudo para tomar suas decisões. Portanto, é essencial que exista algum tipo de controle, que pode ser em papel ou ferramentas eletrônicas.

Se você dá valor ao seu dinheiro e pretende estar melhor preparado para enfrentar os desafios financeiros com seu carro, aproveite esta chance: clique aqui para baixar imediatamente a sua planilha. Espero que seja útil! Obrigado pela atenção, forte abraço e até a próxima!

PS: Para facilitar o controle dos gastos com o seu carro, eu elaborei uma planilha completa e de fácil preenchimento. Ela permitirá cuidar melhor do seu orçamento e você pode baixá-la agora, gratuitamente, no seguinte link: →  http://bit.ly/PlanilhaCarro

Foto “Vehicle concept”, Shutterstock.

Postagens relacionadas

Como proteger o chip de clonagem no celular

Em 2º lugar no ranking mundial, influenciadores brasileiros buscam se capacitar como empreendedores

Brasil evita perda de R$ 6,2 bi em fraudes digitais em um semestre