Chefe da UE solicita adesão do G20 à precificação do carbono

As mudanças climáticas são causadas pelo homem. Portanto, isso significa que podemos lidar com elas (Imagem: Reprodução/Freepik/@wirestock)

As mudanças climáticas são causadas pelo homem. Portanto, isso significa que podemos lidar com elas (Imagem: Reprodução/Freepik/@wirestock)

O presidente da Comissão Europeia pediu neste sábado aos líderes do G20 que aderissem a uma proposta para estabelecer uma precificação global para o carbono.

Muitos países estão usando a precificação sobre o carbono para ajudar a atingir suas metas climáticas na forma de um imposto ou em um sistema de comércio de emissões (ETS), ou cap-and-trade.

De acordo com um relatório do Banco Mundial, existem atualmente 73 instrumentos de precificação de carbono em operação, cobrindo cerca de 23% das emissões globais de gases de efeito estufa.

MBA PG AULA 3

“As mudanças climáticas são causadas pelo homem. Portanto, isso significa que podemos lidar com elas. Para isso, precisamos de inovação, investimentos em tecnologias verdes, capacidade de energia renovável e eficiência energética… No G20, convidei os líderes a se unirem ao pedido de precificação global do carbono“, escreveu Ursula von der Leyen na rede social X, anteriormente conhecida como Twitter.

Leyen tem pressionado a comunidade internacional a introduzir a precificação global do carbono para acelerar a transição para uma economia de baixo carbono.

Ao discursar na sessão de abertura da Cúpula do G20 em Nova Délhi, Leyen disse que o “Sistema de Comércio de Emissões” da UE ajudou a reduzir as emissões em 35% desde 2005, gerando mais de 152 bilhões de euros em receitas.

Postagens relacionadas

O presidente da Câmara dos Deputados, Kevin McCarthy, apresentará um plano ambicioso esta semana para obter a aprovação de quatro grandes projetos de lei

Republicanos apelam à extrema-direita para evitar paralisação do governo dos EUA

A economia da China está lutando apesar de uma série de medidas monetárias e fiscais para aumentar a confiança

China avança no capitalismo e incentiva empresas privadas

Texto ainda precisa ser aprovado por outras três comissões da Câmara (Imagem: Reprodução/Freepik/@freepik)

Comissão aprova projeto que isenta pessoa com deficiência de IPI na compra de trator