Controle financeiro: planilha ou app, o que é melhor?

Ferramentas financeiras sozinhas não mudam o saldo de sua conta

Realizar um bom controle financeiro pressupõe, antes de tudo, tomar a decisão de abraçar o planejamento financeiro como uma das prioridades da família. A ferramenta escolhida vai ajudar, mas é sua atitude que vai fazer a diferença.

Parece um exagero de minha parte começar o texto de hoje com o lembrete “sua atitude vale mais que a ferramenta”, mas isso é absolutamente necessário: muitas pessoas deixam de fazer controle financeiro e culpam a planilha, app ou o que for por essa escolha. Não pode ser assim.

Tenha em mente que o seu controle financeiro nada mais é do que o acompanhamento formal e cuidadoso de suas escolhas e dos impactos causados por elas no seu bolso e nos objetivos de sua família.

Quero que você passe a ver o controle financeiro como um meio, um passo para alcançar melhores resultados em diversas áreas de sua vida, não como um fim em si. Não existe “agora tenho uma planilha e está tudo certo”. Na verdade, agora você tem uma planilha, então a coisa toda só está começando.

Clique e baixe sua planilha Grátis!

Controle financeiro começa antes da ferramenta

Mesmo que você use uma ferramenta avançada e capaz de atualizar grande parte das informações financeiras de forma automatizada, isso não resolverá muita coisa. O acesso aos detalhes de sua vida é uma coisa; o que você faz com esses dados é outra.

Dando um passo atrás, preciso lembrá-lo de que consumir de forma consciente, economizar no dia a dia, planejar melhor suas decisões de compra e aprender a guardar dinheiro são escolhas que não dependem de uma ou mais ferramentas.

Uma boa planilha de controle financeiro será capaz de fornecer muitas ideias e insights importantes sobre a sua realidade financeira, o que permitirá que você avalie e reajuste seu padrão de vida, se necessário.

Compromisso antes, planilha ou app depois. Registro e disciplina antes, planilha ou app depois. Ao colocar em marcha o controle financeiro através de uma ferramenta, você finalmente une tudo: compromisso, disciplina e ferramenta. Começado o ciclo, ele não deve ser interrompido.

Ouça: DinheiramaCast – O perigo dos Apps para seu bolso

Controle financeiro: vantagens da planilha

A escolha de fazer o controle financeiro através de uma planilha geralmente tem raízes na experiência do usuário com softwares como Excel e Google Sheets e na abundância de planilhas customizadas oferecidas gratuitamente na Internet.

Entre as vantagens de usar uma planilha, destaco:

1. Muita flexibilidade para ditar suas preferências

A principal vantagem para quem tem experiência com planilhas é justamente a facilidade de editar e trabalhar a planilha de acordo com o gosto individual. Quantidade de categorias, número de colunas, formatação, uso de cores diferentes, o céu é o limite.

2. Ferramenta conhecida ajuda na curva de aprendizado

Como se trata de uma ferramenta padrão para muitos usuários, a planilha oferece uma curva de aprendizado muito mais rápida. De cara, quem já trabalhou com a ferramenta pode fazer um controle financeiro eficiente e simples sem demora.

3. Facilidade de inclusão de categorias

Uma das coisas mais importantes no bom controle financeiro é a categorização, e muitos apps e sistemas costumam ser “engessados” neste quesito. A planilha aceita qualquer customização e edição e a quantidade de categorias não precisa ser padronizada – cada usuário pode ter as suas, com os nomes e quantidades que quiser.

4. Jeito simples de controlar o orçamento

Uma planilha bem-feita não precisa ser cheia de abas, gráficos e tabelas complexas. Pelo contrário, a ideia é resumir o fluxo de caixa de maneira objetiva e fácil de compreender, e nisso as planilhas são altamente intuitivas. Quase todo mundo consegue interpretar uma planilha de controle financeiro sem precisar de ajuda.

Abra sua conta na Grão: Rentabilidade de 106% da poupança e muita segurança

Controle financeiro: vantagens do app (e sistema)

Quando se faz uma opção por um app de controle financeiro, o objetivo é aproveitar funcionalidades especialmente construídas pelos desenvolvedores para levar o controle financeiro para um próximo estágio em termos de maturidade, análises e detalhamento das informações.

Enquanto a planilha pode se tornar altamente complexa quando se deseja relacionar despesas, criar macros e outras coisas afins, um app especializado costuma trazer funcionalidades e diferenciais de forma amigável e com usabilidade estudada e projetada para agradar.

Entre as vantagens de usar um app ou sistema, destaco:

1. Lançamento e controle em qualquer lugar

O celular é hoje praticamente um computador, além de também conter informações pessoais de diversas naturezas. Nele, também é possível levar o controle financeiro, que pode então ser usado logo que uma compra ou negociação é realizada. Comprou algo na padaria, você já pode abrir o app e fazer o lançamento (ou conferir se ele for automatizado).

2. Administrar mais de uma conta é mais fácil

Um dos principais pontos positivos de usar um sistema ou app é a oportunidade de gerenciar múltiplas contas e ativos. Se você tem conta em dois bancos, teria que ter duas planilhas e uma maneira de olhar para elas de forma conjunta. Os apps especializados trazem ferramentas de controle separadas e também relatórios e informações conjuntas mais amigáveis e fáceis de alimentar/consultar.

3. Gerenciar o cartão de crédito em detalhes

Como sempre defendemos por aqui, o cartão de crédito é um meio de pagamento e não uma classe de despesa. Sendo assim, o bom controle financeiro pressupõe que os lançamentos serão todos registrados e integrados aos demais gastos com dinheiro, cartão de débito e cheque. Em uma planilha, fazer isso pode ser complicado. Um bom app especializado traz sempre a funcionalidade de gerenciar o cartão de crédito.

4. Criar uma meta de gastos e acompanhá-la é mais simples e visual

Aqui talvez o app se destaque de vez em relação às planilhas. Criar e acompanhar um limite de gastos para o mês (o famoso orçamento doméstico) é muito mais fácil e prático com um app, uma vez que a funcionalidade está pronta. Você define quanto quer gastar em cada categoria ou no mês como um todo e acompanha a evolução dos gastos de forma visual e didática.

Leia também: Pedir desconto: sempre vale a pena negociar e pagar mais barato

Conclusão

Planilhas costumam ser muito legais e interessantes para quem gosta de usar mais o PC e tem experiência com soluções de escritório e trabalham no dia a dia com este tipo de ferramenta. Se é este o seu caso, ótimo, use as planilhas.

As gerações mais novas, que já “nasceram com um celular”, provavelmente preferem usar os apps e sabem extrair o máximo deste tipo de ferramenta. Se você é alguém assim, excelente, vá em frente e use um app ou sistema no seu smartphone.

Planilha ou app? Planilha ou sistema? Existe algo melhor? Para o bem e para o mal, não, não dá para escolher o melhor. A única certeza no bom controle financeiro é a necessidade de registrar com frequência e também analisar/interpretar o impacto das decisões. A ferramenta? Você escolhe!

Postagens relacionadas

Como proteger o chip de clonagem no celular

Em 2º lugar no ranking mundial, influenciadores brasileiros buscam se capacitar como empreendedores

Brasil evita perda de R$ 6,2 bi em fraudes digitais em um semestre