Criptomoedas: conheça a primeira “stable coin” do Brasil

Criptomoedas: conheça a primeira “stable coin” do Brasil

No Dinheirama estamos sempre buscando trazer as novidades do mercado para você. Desta vez, vamos falar sobre uma criptomoeda diferenciada, a GoMoney Criptocoin. Normalmente, quando falamos em moedas digitais, costumamos associá-las às bruscas variações no valor e seus respectivos riscos. Mas agora a fintech GoMoney, focada no mercado de turismo, está lançando a GoMoney Criptocoin (GMC), que a startup explica ser a primeira “stable coin” no Brasil, uma criptomoeda que tem valor padronizado em dólar. E o que isso significa?

Ter valor padronizado em dólar significa que cada GMC equivale a um dólar americano. E este valor baseado em dólar tem como premissa manter a cotação da GMC tangível e passível de ser facilmente convertida em outras moedas.  Ou seja, trata-se de uma nova maneira de encarar o mundo das criptomoedas, e vale a pena você ficar por dentro!

Nos últimos dias, os executivos da GoMoney, o CEO Maurício Pires e o CFO Osman Velazquez, participaram da Fintech Mission, uma missão organizada pelo consulado da Suíça no Brasil ao CryptoValley em Zug. Eles conversaram com exclusividade ao Dinheirama para contar mais a respeito do lançamento do meio de pagamento. Confira!

O que é a GoMoney Criptocoin e qual o seu diferencial com relação a outras criptomoedas?

Maurício Pires: Queríamos oferecer uma moeda digital segura e de valor padronizado dentro do mercado de criptomoedas. A principal diferença da GMC é exatamente esta, pois estamos baseando a GMC no dólar, que é uma moeda utilizada mundialmente para facilitar a sua conversão. O valor baseado em dólar tem como premissa manter sua cotação tangível e passível de ser facilmente convertida em outras moedas. Ou seja, cada GMC equivale a um dólar americano. Isso traz credibilidade e praticidade à GMC.

Por que comprar GoMoney Criptocoin no lugar de comprar dólar diretamente?

Osman Velazquez : Quem adquire a GMC deve buscar duas características principais: os benefícios de uma criptomoeda e a estabilidade do dólar. É a primeira vez que vemos uma criptomoeda oferecer estes benefícios em só produto, atrelada a uma plataforma robusta de investimentos.

Como será feita a compra e venda da criptomoeda?

M.P.:  Criamos uma plataforma na qual o usuário, após ter seu cadastro aprovado pela nossa área de compliance, poderá adquirir suas GMCs através de transferência bancária. Em posse delas, poderá pagar por produtos e serviços nacional e internacionalmente. Ao optar por transformar a GMC em um moeda FIAT, bastará solicitar o resgate que creditaremos o valor diretamente em sua conta bancária, em qualquer lugar do mundo.

Vocês podem explicar um pouco mais sobre a questão do blockchain?

O. V.: O blockchain é uma tecnologia que utiliza descentralização de dados como medida de segurança. É o sistema que serve de base para o meio de pagamentos que oferecemos na plataforma GoMoney. Além de segurança, registrar as transações no blockchain possibilita maior transparência e credibilidade às nossas transações.

Podem falar um pouco sobre os possíveis usos da GMC?

M. P.: Os usuários poderão usar a GMC para pagamento de produtos e serviços. A diferença está exatamente no seu valor baseado em dólar e em sua estabilidade. Será possível saber exatamente quanto custa uma GMC a partir da cotação do dólar. Nossos usuários, portanto, poderão utilizar a moeda não apenas para fazer uma compra, mas realizar outras transações comerciais com toda segurança e menor risco de volatilidade.

Quem é o público potencial da GMC?

M. P.: Nosso público é aquele que planeja utilizar a GMC para o propósito inicial das criptomoedas: como uma moeda digital e sem fronteiras.

E quais as expectativas a partir de agora?

M. P.: Acreditamos que a GMC, por ser estável, de fácil conversão e uso, pode ampliar o uso de criptomoedas como forma de pagamento de produtos e serviços. Estamos preparados para isso e sabemos que podemos contribuir para o fortalecimento do ecossistema.

Postagens relacionadas

Como proteger o chip de clonagem no celular

Em 2º lugar no ranking mundial, influenciadores brasileiros buscam se capacitar como empreendedores

Brasil evita perda de R$ 6,2 bi em fraudes digitais em um semestre