Títulos de capitalização, empréstimos bancários, linhas de crédito, pacotes bancários exclusivos, informações da conta pelo celular, atendimento diferenciado etc. Poderia preencher todo o parágrafo com “produtos magníficos” e que supostamente farão sua vida “muito” melhor. Em tempo, é certo que existem gerentes justos, honestos e preocupados com seu dinheiro. Normalmente, e infelizmente, estes são aqueles que atendem em unidades e prédios exclusivos onde o seu cartão, e o meu, não passam. Brincadeiras a parte, cuidado!
Um diálogo vai ajudar a ilustrar um fato recente:
Gerente (G): Boa tarde Sr. Fulano, aqui é o Sr.Gerente da sua conta, do Banco Perfeito. Tudo bem com o senhor?
Cliente (C): Boa tarde Sr. Gerente, tudo bem sim.
G: Pois é Fulano, estou ligando porque gostaria de colocar o banco à sua disposição e ter a oportunidade de conversar sobre alguns produtos muito interessantes. Na verdade, sobre um produto em particular.
C: Verdade Sr. Gerente? Obrigado pela ligação, fique à vontade, agora é um bom horário para conversarmos.
G: Então. Temos uma oportunidade única de oferecer crédito aos nossos clientes, usando uma taxa muito abaixo da praticada no mercado.
C: Legal, agradeço pela gentileza Sr. Gerente, mas eu tenho quase R$ 30.000,00 em aplicações e na caderneta de poupança. Por que eu precisaria de crédito, podendo usar este meu dinheiro aplicado?
G: Sr. Cliente, veja bem. Você não precisa descapitalizar suas aplicações. Isso não é ótimo? O Sr. estará pagando uma taxa mensal de apenas 1,4%, sem a necessidade de mexer no que tem aplicado. Deixa aquilo quieto para o futuro e ainda assim garante a realização de seus sonhos. Que tal?
C: Hummm, deixa eu ver se entendi. Você quer pegar o meu dinheiro guardado na caderneta de poupança, que rende perto de 0,6% ao mês, e emprestá-lo pra mim, cobrando uma taxa de 1,4%? De novo, eu pego o meu dinheiro emprestado e ainda pago 1,4% a vocês? Parece mesmo um “ótimo” negócio. Agradeço sua ligação e sua atenção. A propósito, você deve ser um gerente recém chegado a esta agência, estou certo? Não entendo porque tantos gerentes entram e saem desta agência.
G: Ah… Eh… Sim Sr. Cliente, sou novo por aqui.
C: Pois bem, se você não sabe como um banco funciona, eu sei. Desejo-lhe votos de bons negócios. Até porque seus “bons negócios” geram bons negócios pra mim! Sucesso! Até logo.
G: A..a..até logo Sr. Cliente. Obrigado pela atenção.
Que tal? Você já recebeu ligações assim? Pois é, um excelente negócio não é mesmo? Você pega o seu dinheiro emprestado e ainda paga por isso? Não sabia disso? Acorde, isso é um banco. Entendeu porque educação financeira é importante e influencia diretamente seu fluxo de caixa? “Ah Navarro, é ruim de eu cair num golpe desses”. Golpe? Difícil? Então tá legal. Eu finjo que acredito e você finje que me engana. Ou você não acredita que as pessoas muitas vezes preferem pegar “emprestado” um dinheiro a mexer na “sagrada poupança” do filho? São milhões e milhões de brasileiros fazendo isso todo mês, todo ano, acredite!
Você tem alguma história similar para contar? Quer dar seu depoimento e deixar registrado algum episódio que o fez sentir-se um verdadeiro idiota? Mande seu testemunho para mim. Que tal alertar pessoas que, como você, também já foram vítimas das “boas intenções” deste pessoal? Dirija sua mensagem para navarro@dinheirama.com e passe adiante esta mensagem. Ah, e se o telefone tocar, esteja preparado. Outra coisa, de boas intenções o inferno está cheio né?