O iPED (Instituto Politécnico de Ensino a Distância) e a Câmara-e.net (Câmera Brasileira de Comércio Eletrônico) também disponibilizam opções de conteúdo presencial e a distância para quem quer se manter atualizado no assunto.
Os cursos oferecidos são ideias para empreendedores que querem ter o próprio negócio ou buscam reforços educacionais para sua formação profissional. Assim, o UOL listou dez cursos nas áreas de planejamento, gestão e finanças que estão reproduzidos a seguir.
1. Introdução à Administração Estratégica (FGV)
Com duração de cinco horas, o curso a distância da FGV de Introdução à Administração Estratégica tem aulas que ajudam o aluno a planejar mudanças e ações estratégicas. Stavros Xanthopoylos, diretor da FGV Online, ainda cita que o curso introduz conceitos de lançamento de um produto e exploração de um novo nicho de mercado.
Inscrições no site.
2. Fundamentos da Gestão de Custos (FGV)
O curso online de Fundamentos da Gestão de Custos, da FGV, trata sobre assuntos básicos da contabilidade de uma micro ou pequena empresa. “O curso traz ferramentas para que o próprio empreendedor possa gerar os controles adequados ao seu negócio”, afirma o diretor da FGV Online. A carga horária também é de cinco horas.
Inscrições no site.
3. 10.000 Mulheres (FGV)
Ao contrário dos dois primeiros cursos, o 10.000 Mulheres, ministrado pela FGV em São Paulo (SP), conta com aulas presenciais e é exclusivo para donas de pequenos negócios. As mulheres aprendem a fazer o plano estratégico e de marketing da empresa, a analisar planilhas de custos e a projetar o crescimento no negócio.
“As melhores ainda recebem consultoria ao fim do curso”, diz coordenador do curso, Tales Andreassi. Vagas limitadas a 35 mulheres por turma. A carga horária total é de 190 horas. Inscrições no site.
4. Sei Empreender (Sebrae)
Mais um curso para empreendedores individuais, mas, dessa vez, oferecido pelo Sebrae à distância e com duração de cinco horas. Com o Sei Empreender, segundo a gerente da unidade de atendimento individual do Sebrae Nacional, Jaqueline Almeida, o aluno aprende a planejar suas ações de forma consciente e responsável, o que o auxilia na tomada de decisões à frente de um negócio.
Inscrições no site.
5. Análise e Planejamento Financeiro (Sebrae)
Com 15 horas de aula, o curso Análise e Planejamento Financeiro do Sebrae ensina o aluno como fazer um fluxo de caixa eficiente e a importância de definir metas de resultados, segundo Almeida. O curso deve ser finalizado em até 30 dias. Inscrições no site.
6. Gestão Empresarial Integrada (Sebrae)
Outro curso a distância do Sebrae com duração de 15 horas, o Gestão Empresarial Integrada aborda formas de satisfazer às expectativas do cliente, dos funcionários e do fornecedor de forma eficaz, segundo Almeida. As aulas também têm prazo de 30 dias. Inscrições no site.
7. Ciclo MPE.net (Câmera-e.net)
O seminário Ciclo MPE.net aborda temas de muita importância para pequenos empreendedores, principalmente aqueles que estão no ambiente online. De construção de uma loja na internet até a logística de funcionamento do e-commerce, as palestras são presenciais e duram um dia inteiro.
“O e-commerce já é uma realidade. Quem não investir corre o risco de perder clientes”, diz o diretor de comunicação da Câmara-e.net, Gerson Rolim.
As próximas edições serão no Rio de Janeiro (RJ) e em Vitória (ES), nos dias 23 de maio e 13 de junho, respectivamente. Inscrições no site. Vagas limitadas.
8. Plano de Negócios (iPED)
Com carga horária de 20 horas, o curso a distância de Plano de Negócios do iPED oferece ao aluno conhecimentos em cada aspecto do plano de negócios da empresa, como missão e valores, público-alvo e os pontos fortes e fracos do negócio.
“O curso mostra o que deve ser estudado e levado em conta na hora de buscar novos negócios”, afirma Fabio Neves, diretor do iPED. Inscrições no site.
9. Como Iniciar seu Próprio Negócio (iPED)
O curso online sobre Como Iniciar seu Próprio Negócio do iPED tem duração de 20 horas e traz o passo a passo para a abertura de uma empresa e noções básicas de gestão. “As aulas também abordam a busca por um investidor, tributos e casos de insucesso nos negócios”, declara Neves. Inscrições no site.
10. Gestão de Relacionamento com o Cliente (iPED)
Por fim, mas não menos importante, o iPED também oferece aulas online de Gestão de Relacionamento com o Cliente que ensinam a melhorar o atendimento com o objetivo de satisfazer e fidelizar o cliente. A carga horária é de 20 horas. “Todo bom negócio começa com um bom relacionamento com o cliente”, diz o diretor do iPED. Inscrições no site.
Cursos ajudam empreender
Com o mercado em constantes mudanças, é importante para o empresário se manter atualizado com novos cursos e profissionalizar sua operação com o que aprendeu nas aulas. É o que afirma o consultor da JB&S Consultoria Empresarial, João Baptista da Silva.
“Conhecimento nunca é demais. Ser gratuito não significa que o curso é de baixa qualidade, desde que seja oferecido por instituições renomadas. É uma oportunidade que tem de ser aproveitada”, aponta.
Porém, é preciso também saber a hora de aprofundar seus conhecimentos. Segundo Silva, fazer um ou dois cursos grátis não é suficiente para fortalecer o negócio, mas a experiência das aulas traz o momento de buscar uma graduação, pós ou MBA.
“O mercado é muito dinâmico. Por mais que o empresário faça, sempre será pouco. Quem não acompanha o mercado, fica limitado e perde competitividade”, afirma o consultor.
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Fonte: UOL. Foto de freedigitalphotos.net.