Neste sentido, para mim é tudo muito óbvio: a convivência com esses ícones do mercado de trabalho torna o que eu tanto leio (em sites, livros etc.) sobre características empreendedoras muito mais compreensível, afinal, estou tendo a oportunidade de ver na prática como se comporta um empreendedor de sucesso, seja ele o fundador de uma empresa ou um intra-empreendedor.
Durante esta convivência, procuro ao máximo obter informações que auxiliem no meu processo de formação empreendedora, como por exemplo: descobrir sua história, seu posicionamento, suas dificuldades iniciais, sua opinião sobre o trabalho e etc. Com base nisso, tive a oportunidade de notar alguns obstáculos que eles tiveram de superar, independentemente dos seus recursos disponíveis. Na prática, não importa se o empreendimento se originou com um grande investimento inicial ou simplesmente seguindo o velho lema “com a cara e com a coragem”. Os desafios também vieram a reboque.
O tempo
Pude verificar que, no começo, uma das principais dificuldades é lidar com o tempo, ou melhor, com a falta dele. Percebi que isso é bastante complicado no início, pois geralmente quando se começa a colocar as boas idéias em prática, sempre se está ocupado demais para conseguir se dedicar o suficiente a tudo em que ela envolve.
Nesse momento, faz a diferença quem tem um senso de urgência bem calibrado, que nada mais é do que saber diferenciar o que é importante, o que é urgente e o que pode ficar para depois, assim planejando tarefas e analisando-as de acordo com a sua importância. Agora, seja sincero e reflita:
- Você aproveita bem o seu tempo?
- Quais hábitos você desenvolveu para se livrar das atividades que consomem muito tempo?
Para vencer esse quadro, são necessárias algumas doses de disciplina, autoconfiança e perseverança. Estes fatores juntos inibem qualquer dúvida sobre a aplicabilidade de sua idéia ou qualquer medo referente à desconfiança do cliente quanto a sua marca. Mas, fique calmo, para ser empreendedor
Afinal, como diz o meu amigo Conrado Navarro, fundador do Dinheirama, o empreendedor é alguém normal, assim como eu e você, e o que o diferencia dos demais é a sua energia. É verdade, a motivação e a iniciativa são fatores determinantes na vida desse personagem, que certamente irá enfrentar muitos outros obstáculos, como falta de capital, dificuldade para ganhar o cliente e etc.
Por isso, acesse o Youtube, visite os blogs de sua preferência, ouça uma música, mas não deixe que isso atrapalhe o seu desempenho. Navegar por lazer no trabalho pode elevar a produtividade, diz um estudo! Quem diria!
A vida social
Outro ponto de suma importância é a conseqüência de muito esforço e de muito trabalho em torno de uma idéia ou de um novo negócio: há uma natural diminuição na intensidade da vida social. Com muito trabalho pela frente, freqüentemente o acesso a amigos e a parentes deixa de ser uma rotina e acaba se tornando algo não tão comum. Grandes empreendedores alertam: o trabalho intenso naquilo que gostamos pode afastá-lo da família; apenas cuide para que isso seja temporário.
Mas não se trata de uma regra universal: você pode fazer da sua vida algo diferente, afinal quem trabalha no que gosta acaba encontrando no exercício de sua profissão uma boa forma de promover a sua alegria. Por isso, dedique seu tempo em uma atividade que você goste, onde se realize, e não perca tempo e dinheiro
“Não é a vontade de vencer que conta, mas a vontade de se preparar pra vencer.”
Paul “Bear” Bryant
Na realidade, embora esses fatores citados pareçam ser os mais simples de se resolver (e em alguns casos até o são), eles muitas vezes podem ser decisivos para a desistência de uma atividade. Dessa forma, acho legal expor aqui minha experiência – que adquiri nos ambientes de trabalho pelos quais passei:
- Procure sempre alguém mais experiente e mais bem informado que você. Estar rodeado de pessoas inteligentes sempre implica aprendizado e ainda pode lhe render bons contatos;
- Tente produzir uma lista com metas a serem seguidas, não importando se são diárias, semanais ou mensais. Comece da forma mais prática para você e tente levar este hábito adiante;
- Eleja uma referência, alguém em quem se espelhar e que possa lhe dar conselhos quando for necessário;
- E agora, mais importante do que todos os outros, se esforce para não desistir diante das dificuldades! Elas só existem para tornar a vitória um momento mais gostoso de se comemorar.
Obrigado pela companhia. Fico à disposição para discutirmos sobre qualquer assunto aqui neste espaço do Dinheirama. Você também tem alguma experiência que comprove a importância dos desafios em sua vida? Tenha uma ótima semana. Até a próxima.
——
Bruno Biscaia já atuou nos setores de Marketing de Eventos e de Planejamento e Controle da Produção. É estudante de Engenharia de Produção Mecânica na Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI) e edita a seção de Empreendedorismo do Dinheirama.
Crédito da foto para stock.xchng.