Dinheirama Entrevista: Aline Rabelo Coordenadora do Investmania

O principal ativo das pessoas bem sucedidas é sempre a boa informação que gera e compartilha conhecimento. Conversei com Aline Rabelo, Coordenadora do Investmania uma rede social totalmente dedicada aos investidores.

Nossa conversa resultou em uma ótima entrevista,  a Aline falou sobre a economia no Brasil e no Mundo, detalhou os principais pontos de preocupação do investidor como inflação e a busca pelas melhores opções de investimento. Confira:

Estamos chegando ao final do primeiro semestre de 2013. O que podemos tirar de positivo sobre a primeira metade do ano e o que podermos esperar da economia do Brasil daqui para frente?

Aline Rabelo: O primeiro semestre está sendo marcado pela pressão inflacionária e corrida dos investidores por investimentos mais rentáveis. O fato da caderneta de poupança gerar rendimentos que fiquem abaixo da inflação faz o investidor buscar investimentos que tenham maior retorno e, consequentemente maior risco. Este movimento é lento, pois o poupador demora a perceber que o dinheiro na conta já não rende como antes.

O ponto positivo é que esta busca por novos investimentos resultará em maior conhecimento e educação financeira. É importante buscar informações precisas a cerca dos produtos de investimentos existentes e adequá-los ao seu perfil de investidor e horizonte de investimento. Daqui pra frente, continuaremos a ver o Banco Central tomando medidas para conter a inflação e garantir o crescimento da economia, que agora está previsto pelos os analistas em 2,9% ao ano.

Já que você mencionou a inflação, sob o ponto de vista do investidor quais os investimentos que podem ser interessantes para quem busca alternativa a caderneta de poupanças, que em alguns momentos já perde em rentabilidade para inflação?

A. R.: Nos últimos meses, a maioria dos investimentos perdeu para a inflação, que nos três primeiros meses do ano, teve acúmulo de 1,94%. Em um cenário de incertezas, o brasileiro deve tomar mais risco e alongar o prazo das aplicações, pois zerar investimentos agora resultaria em perdas precoces. O ideal é buscar investimentos com maior capacidade de preservar o valor contra a inflação, que é o caso da renda variável (mercado de ações) e também imóveis.

No mercado de ações, por exemplo, os setores de educação e consumo podem ter especial atenção dos investidores, tendo em vista o aumento de preços. Os investidores precisam atentar-se ao fato de que Bolsa não é só Ibovespa. Existem outras oportunidades em ações de empresas que não compõem o Índice, os investidores precisam apenas garimpar.

Muito tem se falado sobre a crise internacional na Europa e a fraca recuperação da economia americana, essa realidade poderá comprometer o crescimento que o governo brasileiro espera para 2013.

A. R.: Vimos, recentemente, declaração do presidente do Banco Central Europeu, afirmando que as melhoras vistas recentemente nos mercados financeiros devem chegar à economia real. Apesar disto, uma melhora na economia americana e, por consequência, diminuição nos estímulos monetários, pode representar aumento de dólar o que significa mais pressão inflacionária no Brasil, o que compromete a gestão do governo, no controle da inflação.

Por outro lado, a redução das projeções do PIB global, divulgados no final de maio, mostram que a retomada da economia mundial está mais distante. O impacto mais direto de uma crise internacional é a diminuição do crescimento por conta da redução das exportações. Com mercado externo menos aquecido, o Brasil terá que exportar menos matéria-prima para os países afetados pela crise e estes países com situação econômica prejudicada, reduzirão o consumo, o que causa a diminuição nas exportações e consequente queda no crescimento.

O Investmania é uma ótima opção para investidores que buscam encontrar informações e dados sobre investimentos e é uma oportunidade importante para quem busca especialização e conhecimento. Conte para o leitor do Dinheirama como tem sido o contato com os usuários da rede social.

A. R.: O que mais prezamos no Investmania é a democratização da informação. Permitir que milhares de pessoas tenham acesso à informação relevante, especialização e conhecimento é a nossa maior missão. Hoje, com a marca de 39.000 investidores, presenciamos diariamente momentos em que os investidores declaram ter realizado lucro e evitado perdas por conta das informações encontradas no Investmania.

Desde o lançamento do site, em janeiro de 2012, já foram mais de 350.000 posts, comentários e interações por meio do Feedmania – área especial do site destinada à troca de informações entre investidores e profissionais de mercado. Além disso, o canal que permite o contato direto do investidor pessoa física com as empresas de capital aberto está ganhando cada vez mais relevância e a presença dos investidores nas apresentações de divulgação de resultados das empresas e vídeos-chat sobre investimentos já ultrapassou a marca de 30 mil.

Existem muitos aspectos sobre a popularização do mercado de ações no Brasil. Em sua opinião qual o papel das corretoras, da própria BM&F – Bovespa e das iniciativas como o Investmania? Existe um caminho certo para que alcancemos um bom resultado?

A. R.: O papel dos participantes do mercado, de uma maneira geral, é educar financeiramente a população. A verdade é que nosso povo carece de conhecimento com relação à poupança, investimentos e como se planejar para o futuro. A decisão de levar uma vida financeiramente saudável vem muito antes de ter dinheiro para saber onde investir. Esta decisão inicia-se com: qual minha renda mensal? Qual o valor dos meus gastos fixos? Qual valor dos meus gastos variáveis? Como economizar? Como poupar? E, só então, onde investir melhor?

E como participantes deste cenário, o Investmania tem como proposta oferecer o máximo de informação, qualificada, para ajudar as pessoas na hora de poupar e investir. Proporcionamos um ambiente onde as pessoas podem trocar informações entre elas e também com profissionais de mercado para tomar sempre a melhor decisão para poupar e investir.

Aline, muito obrigado pela disponibilidade, deixe uma mensagem final para os leitores do Dinheirama que buscam aprender cada dia mais sobre investimentos.

A. R.: Agradeço a oportunidade de participar e apresentar o Investmania os leitores do Dinheirama. Acredito que, a maior riqueza do homem é o seu conhecimento. E nós, do Investmania, queremos oferecer todo o conhecimento sobre finanças e investimentos, de forma gratuita, para que cada brasileiro possa ter uma vida financeira mais saudável e rentável. Convidamos você a se cadastrar gratuitamente no Investmania e participar. Em breve teremos novidades. Parabéns pelo trabalho e até a próxima!

Foto de freedigitalphotos.net.

Postagens relacionadas

Como proteger o chip de clonagem no celular

Em 2º lugar no ranking mundial, influenciadores brasileiros buscam se capacitar como empreendedores

Brasil evita perda de R$ 6,2 bi em fraudes digitais em um semestre