“Sem medo de ousar, esse jovem empresário fez da armazenagem e distribuição de vídeos o carro-chefe de um negócio milionário” Revista Pequenas Empresas & Grandes Negócios, Editora Globo.
Aproveite essa oportunidade e faça também algumas perguntas e direcione seus comentários para o nosso entrevistado de hoje. As melhores questões e opiniões deixadas no espaço de comentários serão respondidas e comentadas pelo Gustavo em uma nova entrevista que será publicada em breve. Esse é o momento de perguntar e, principalmente, de ser ouvido. Tenha uma ótima leitura.
Para começar, gostaria de saber como surgiu a ideia de iniciar uma empresa de tecnologia sendo que você tem uma formação bastante focada na área de negócios e marketing. Quais foram as suas dificuldades? Sentia-se plenamente preparado para tocar o negócio?
Gustavo Caetano: A minha formação na área de negócios contribuiu para montar uma empresa focada nas necessidades do mercado
No início da empresa, tínhamos dinheiro suficiente apenas para pagar o necessário, mas sobrava empolgação e motivação. Começamos no segmento de games, representando uma produtora inglesa de jogos para celular, a Brainstorm. Em crescimento, buscamos ampliar os nossos produtos e criamos uma tecnologia para distribuir esses jogos pela Internet.
Entretanto, essa aposta foi um fracasso, pois no Brasil ainda havia o receio de comprar pela web. De útil, aproveitamos essa solução para desenvolver a nossa plataforma de distribuição de vídeos online, que ditou a nossa área de atuação.
Comentários do editor: aposte naquilo que faz e faça com amor e determinação; desista sim de um produto/serviço ou estratégia que não dá certo, mas nunca desista de alcançar objetivos e de realizar sonhos. Tropeços existem e você tem de seguir em frente, sempre.
Todo ano, o Massachusetts Institute of Technology (MIT) escolhe 40 startups do mundo com grande potencial de inovação, visando ajudá-las a se desenvolver e crescer de forma mais rápida e organizada do que os seus competidores locais. Como e por quê vocês foram escolhidos por tal programa? Até que ponto isso foi crucial para que a empresa alcançasse o patamar na qual se encontra?
GC: Fiz um curso de inovação no MIT e, quando estava retornando, comecei a conversar com um senhor no aeroporto de Boston. Ele se mostrou muito interessado no negócio da Samba e, desenvolvendo a conversa, descobri que ele era diretor da universidade. Esse foi o primeiro passo para a Samba ser incluída no programa anual do MIT que acompanha startups.
Foi a partir de uma consultoria com alunos do Instituto que definimos seguir na área de logística digital, focando na distribuição de vídeos online e deixando de vez o negócio de games
Comentários do editor: buscar novos conhecimentos é fundamental; ser gentil e saber se comunicar, mais ainda; nenhum empreendedor vive sem networking, mas um networking que não chateia nem a você e nem a outras pessoas; cerque-se sempre de pessoas inteligentes e dispostas a apoiá-lo dando ideias e alimentando um papo sobre o seu negócio.
Qual o maior desafio pessoal que você enfrentou em sua jornada à frente da Samba Tech?
GC: O meu grande desafio foi perceber as oportunidades e entender em quais nichos de mercado a Samba poderia atuar. Era preciso enxergar onde as grandes empresas não conseguiriam alcançar. Com nichos específicos, foi possível nos especializar e oferecer as melhores soluções para os clientes. Competir com grandes empresas exige inteligência e velocidade. Fomos rápidos ao criarmos uma plataforma única e inteligente para abordar nichos estratégicos de mercado.
Um outro grande desafio foi a busca de capital de risco para a empresa. Nos aproximamos da FIR Capital em 2006 e fechamos um acordo no final de 2008. Foi um período de muito trabalho e muito estresse. Mas, no final deu tudo certo. Conseguimos R$ 5 milhões de investimento, o que foi primordial para o crescimento explosivo da empresa.
Comentários do editor: entenda ao máximo o mercado em que atua; seja diferente e não mais uma empresa pequena que copia os métodos e produtos das grandes empresas; é mais inteligente ir atrás de um nicho que ainda não está sendo bem explorado pelas grandes empresas do mercado.
A equipe Dinheirama agradece a disponibilidade e o apoio do Gustavo Caetano. Como já adiantei, faremos mais uma rodada de perguntas, mas agora quem faz a entrevista é você. Escreva sua pergunta (dúvida, curiosidade etc.) aqui no espaço de comentários. Escolheremos as melhores e o Gustavo irá respondê-las em um novo artigo. Conheça melhor seu trabalho através do www.sambatech.com.br ou siga-o no Twitter: @gustavocaetano
Aproveite esse momento para aprender com quem já passou por muitas das dificuldades, as superou e está em um caminho de sucesso
Crédito da foto: divulgação.