Empreender ou não em tempos de crise? Faz sentido?

Não é de hoje que o Brasil vem atravessando um momento econômico adverso: recessão, inflação, desemprego e uma série de outros problemas insistem em nos atormentar. Com tantas notícias ruins sendo assistidas, lidas e ouvidas diariamente, muitos têm se perguntado: onde devo investir meus recursos?

Como você deve imaginar, a resposta não é simples! Existem diversas alternativas para alocar seus recursos: renda fixa, renda variável, imóveis e… iniciar seu próprio negócio.

O brasileiro tem empreendedorismo no seu DNA. Talvez por isso tenhamos conseguido chegar até aqui, apesar de tudo e de todos. Entretanto, os problemas políticos e econômicos que estamos vivenciando atualmente tem afastado muitas pessoas dos seus sonhos.

Não à toa, muitos empresários estão fechando as portas e muitos que gostariam de empreender estão desistindo. Afinal, essa é a hora de empreender ou devo esperar as coisas melhorarem para pensar em abrir minha empresa?

Como você deve imaginar, essa é uma daquelas famosas “perguntas do milhão”. E, certamente, eu não tenho a resposta para ela, afinal não tenho bola de cristal.

Não dá para saber até onde vai a crise econômica! Não dá pra saber quando voltaremos a crescer! Não dá para saber se o governo atual vai fazer algo de bom para o país, ou se o próximo governo será pelo menos um pouco mais competente que este. Simplesmente não dá!

No entanto, apesar de tantas incertezas, de uma coisa eu estou certo: se você for esperar o momento ideal para abrir a sua empresa, você nunca a abrirá!

Leitura recomendadaEmpreendedorismo de verdade: a inovação é o combustível!

Por mais paradoxal que isto possa parecer, é em momentos como este que estamos vivenciando que muitas empresas saem do anonimato para o sucesso absoluto; em tempos assim, pessoas que nunca empreenderam (mas sempre sonharam) dão início a uma corporação que mais adiante será conhecida mundialmente.

Não quero que você me entenda mal; não quero que pense que será fácil ou que o sucesso está garantido, não, não está! No entanto, saiba que as adversidades são momentos desafiadores, sem dúvida, mas também repletos de muitas oportunidades.

Algumas das empresas mais bem-sucedidas do mundo foram forjadas em meio à crise, e não é difícil entender o motivo. Uma crise é um momento de mudanças, em que muitas empresas ficam pelo caminho. Consequentemente, outras empresas surgem para ocupar o espaço deixado por elas.

É nessa transição entre o futuro e o passado, entre a nova economia e a velha economia, que pode estar a oportunidade que você precisa para empreender.

Muitas pessoas deixam seu sonho de se tornar empreendedores de lado, pois acreditam não ter os recursos suficientes para abrir o próprio negócio. Não tem o capital necessário, não tem experiência, não tem conhecimento, não tem, não tem, não tem…

Veja, a maioria dos empresários de sucesso também não tinha várias dessas coisas. Como eles chegaram ao topo? Começaram pequenos, sonharam alto, cresceram rápido (mas de forma inteligente) e superaram os obstáculos ao longo do caminho.

O bom empreendedor sabe que as condições ideais não existem! Portanto, faça o melhor que puder com o que tem nas mãos. Boa sorte e até a próxima!

Leitura recomendadaControle emocional: característica importante para quem quer empreender

Foto “worried entrepreneur”, Shutterstock.

Postagens relacionadas

Como proteger o chip de clonagem no celular

Em 2º lugar no ranking mundial, influenciadores brasileiros buscam se capacitar como empreendedores

Brasil evita perda de R$ 6,2 bi em fraudes digitais em um semestre