Existe um momento ideal para começar a investir na bolsa de valores?

Existe um momento ideal para começar a investir na bolsa de valores?

Esta é uma pergunta muito recorrente entre nossos leitores. Para não gerar ansiedades, sim, há um momento ideal para começar a investir na bolsa. Antes de explicar melhor a resposta, veja estas informações.

Segundo o site da BM&F Bovespa, esta era a quantidade de investidores do tipo pessoas físicas na bolsa de valores no mês de Outubro/2015:

Existe um momento ideal para começar a investir na bolsa de valores?

Considerando nossa população de aproximadamente 200 milhões de pessoas, temos uma participação de 0,28% de brasileiros na bolsa de valores. É um número muito baixo, que reflete a realidade de um país com pouca educação financeira.

Finclass Cerbasi

No entanto, este não é o seu caso. Portanto, considere-se um privilegiado por estar lendo este texto e por se interessar sobre o assunto. A bolsa de valores é um ambiente interessante e que reserva muita lucratividade para quem estiver devidamente preparado.

E falando em preparo, qual é o momento ideal para iniciar na bolsa de valores? São os momentos em que a bolsa de valores apresenta suas maiores baixas, e isso coincide com momentos de tensão e crise na economia e política de nosso país. Em outras palavras, este momento é agora!

Vejamos esta figura gráfica. Ela mostra a grande queda que ocorreu na bolsa na crise de 2008 e a posterior alta, que se iniciou ainda em 2008 e seguiu até 2010. As duas setas amarelas estão posicionadas no ano de 2009. Entre elas se passou um período de aproximadamente 45 semanas (quase um ano), e esta inclinação representa uma valorização de 68% do índice Bovespa.

Existe um momento ideal para começar a investir na bolsa de valores?

Nada mal ter 68% de lucro em um ano, não é mesmo? Mas há um problema: é impossível prever o futuro, e nunca saberemos o momento exato em que estaremos no ponto da virada.

A boa notícia é que não precisamos acertar o momento exato. Basta estarmos próximos dele para já aproveitarmos essas raras e ótimas oportunidades de multiplicação. Estamos agora diante de uma delas!

Para você entender isso melhor, convidamos você para conhecer um relatório detalhado preparado pelo Felipe Miranda, analista CNPI e sócio da empresa Empiricus, nossa parceira de conteúdo. Com toda a sua experiência, ele apresenta o raciocínio por trás desta questão.

Para ter acesso ao relatório, que é gratuito, clique aqui para ser direcionado para a página exclusiva que a Empiricus preparou.

Boa leitura, bons investimentos, e até a próxima!

Nota: Esta coluna é mantida pela Empiricus, que contribui para que os leitores do Dinheirama possam ter acesso a conteúdo gratuito de qualidade.

Foto: “shares up”, Shutterstock.

 

Postagens relacionadas

Como proteger o chip de clonagem no celular

Em 2º lugar no ranking mundial, influenciadores brasileiros buscam se capacitar como empreendedores

Brasil evita perda de R$ 6,2 bi em fraudes digitais em um semestre