Fundecitrus mantém estimativa de safra de laranja 23/24 da área citrícola do Brasil

Segundo avaliação da Fundecitrus, os frutos colhidos apresentaram um peso médio superior às projeções feitas em maio (Imagem: FreePik)

A safra de laranja 2023/24 do cinturão citrícola de São Paulo e Triângulo/Sudoeste Mineiro foi estimada em 309,34 milhões de caixas de 40,8 kg, estável ante a previsão divulgada em maio, segundo projeção desta segunda-feira do instituto de pesquisas Fundecitrus.

“A distribuição irregular de chuvas, que se intensificou neste ano, foi a principal responsável pela manutenção do volume esperado para a safra”, disse o Fundecitrus, em nota.

As chuvas foram muito frequentes e volumosas de janeiro a abril de 2023 em todo o cinturão citrícola, excedendo em 6% a média climatológica (1991-2020), e depois se tornaram escassas com a chegada da estação seca, ficando 26% abaixo da média para o período de maio a agosto.

Avaliação

Segundo o coordenador da Pesquisa de Estimativa de Safra (PES) do Fundecitrus, Vinícius Trombin, os frutos colhidos apresentaram um peso médio superior às projeções feitas em maio, o que justifica a revisão positiva da estimativa das variedades precoces.

“Entretanto, a escassez de chuvas de maio a agosto impactou negativamente o desenvolvimento dos frutos da variedade Pera, tornando necessário revisar ligeiramente para baixo o peso médio projetado desses frutos. Esta é a fotografia do momento”, comentou.

Fun de Citrus by Dinheirama.com on Scribd

Postagens relacionadas

Queijo do Brasil fica entre os 12 melhores do mundo

Comissão aprova projeto que prevê maior apoio do Estado à agricultura familiar

Projeto aprovado prorroga prazos para renegociação de dívidas de crédito rural