Furacão Hilary ameaça México e Califórnia com “enchentes catastróficas”

Furacão Hilary se intensifica no Estado de Colima, México 17/08/2023. Proteção Civil do Estado de Colima (Imagem:via X/Divulgação via REUTERS)

O furacão Hilary, de categoria 4, atingiu a península de Baja California no México, nesta sexta-feira, disse uma agência do governo dos Estados Unidos, ao emitir seu primeiro alerta de tempestade tropical para a Califórnia e alertar sobre inundações com risco de vida e possivelmente catastróficas.

O Centro Nacional de Furacões dos EUA (NHC, em inglês) espera que a poderosa tempestade se aproxime da popular cidade turística de Cabo San Lucas, no México, no final desta sexta-feira. Ela deve enfraquecer antes de atingir a costa oeste dos EUA neste fim de semana, ainda assim deve carregar chuvas perigosas.

“É provável que inundações com risco de vida e potencialmente catastróficas ocorram em grande parte da Baja California e do sul da Califórnia neste fim de semana e no início da próxima semana”, disse a agência com sede em Miami em seu último comunicado.

(Imagem: Centro Nacional de Furacões dos EUA – NHC, em inglês)

O vice-diretor do NHC, Jamie Rhome, alertou para a ameaça de inundação de San Diego a Los Angeles e Las Vegas, com riscos particularmente altos na região de Palm Springs quando a tempestade chegar, no final do fim de semana.

“Se você tem planos para o fim de semana, provavelmente é hora de começar a alterá-los”, disse ele.

Embora as águas frias da costa da Califórnia geralmente enfraqueçam os furacões e as tempestades tropicais, segundo Rhome “espera-se que este sistema mantenha sua força porque estará se movendo rapidamente”.

Hilary estava se dirigindo no sentido oeste-noroeste a quase 19 km/h, com ventos máximos sustentados de quase 215 km/h, após ser atualizado para categoria 4 durante a noite, disse Rhome. 

O vice-diretor do NHC afirmou que a Califórnia e o sul de Nevada enfrentam riscos de inundações severas causadas por até 25,4 cm de chuva, e a agência alertou que uma tempestade pode causar inundações costeiras e ondas destrutivas ao longo da península de Baja California, no México.

Postagens relacionadas

Primavera começa às 3h50 deste sábado

Usiminas: desembargador suspende bloqueio R$ 346 mi

BB e Banco Mundial preparam acordo de cooperação de US$ 400 mi para recuperação da Amazônia