Governo pede urgência para projetos que alteram leis do mercado financeiro

A remuneração inicial para o cargo de analista de planejamento e orçamento, atualmente, é de R$ 20.924,80 (Imagem: Pedro França/Agência Senado)

O governo pediu ao Congresso Nacional a tramitação em regime de urgência para o projeto de lei que altera a legislação societária para ampliar a proteção dos acionistas minoritários contra danos causados por atos ilícitos de acionistas controladores e administradores (PL 2925/23).

Previsto na Constituição, o regime de urgência solicitado pelo Executivo torna a tramitação mais rápida nas duas Casas legislativas (Câmara dos Deputados e Senado).

Enviado em junho, o projeto prevê ainda o aumento dos poderes investigativos da Comissão de Valores Mobiliários (CVM) e novas regras para os processos arbitrais no mercado de capitais.

Entidades
O Executivo também pediu a tramitação em regime de urgência do projeto que altera o arcabouço legal das infraestruturas do mercado financeiro (IMFs), entidades do mercado financeiro que viabilizam atividades como transferência de fundos, registro de ativos financeiros e compensação de débitos e créditos (PL 2926/23).

Os dois projetos de lei fazem parte de um pacote de medidas anunciadas pelo Ministério da Fazenda em abril para aprimorar o mercado de crédito e de seguros.

Postagens relacionadas

Republicanos apelam à extrema-direita para evitar paralisação do governo dos EUA

China avança no capitalismo e incentiva empresas privadas

Comissão aprova projeto que isenta pessoa com deficiência de IPI na compra de trator