Você que acompanha o Dinheirama sabe que o prazo para entrega da Declaração de Imposto de Renda se encerra no dia 30/04/2015. Em 2015, são obrigados a fazer declaração de IR aqueles contribuintes que no ano de 2014 receberam rendimentos tributáveis (salário, aposentadoria, aluguéis e etc.) acima de R$ 26.816,55.
Para poder preencher a declaração, o contribuinte pode escolher a forma mais tradicional, que são os computadores, ou utilizar as versões do programa para smartphones ou tablets.
Para preencher e encaminhar a declaração pelo computador é necessário baixar o Programa Gerador da Declaração (PGD) (clique aqui para baixar) e para transmitir a declaração de IR para Receita Federal é necessário o Programa Receitanet (clique aqui para baixar).
Como declarar os investimentos?
A Órama, parceira de conteúdo do Dinheirama lançou recentemente uma página especial para abordar as principais dúvidas que os contribuintes possuem quanto a declaração dos investimentos.
Saiba como declarar investimentos os investimentos citados abaixo no Imposto de Renda:
- Fundos de Investimento
- Renda fixa
- Renda variável
- Previdência privada
Muitos também possuem dúvidas quanto a melhor forma de fazer a declaração, já que existe a forma simples ou completa. Veja, o que diz sobre o tema a Sandra Blanco, Assessora de Investimentos da Órama:
“A melhor forma de saber se você deve fazer a declaração simples ou completa, em conjunto ou separado, se deve inserir ou não dependentes, é simulando cada opção. Só assim você saberá qual delas é mais vantajosa para o seu bolso. Além disso, vale a pena guardar os documentos utilizados na sua declaração por cinco anos, pois durante este período você pode receber notificações para prestar contas”.
Assista a um vídeo especial gravado pela Sandra, onde ela explica maiores detalhes sobre a página especial sobre Imposto de Renda.
Acesse a página Especial de Imposto de Renda
Acesse agora mesmo a página especial de Imposto de Renda e tenha acesso as dúvidas mais comuns que os investidores possuem. Você saberá de fato quem precisa declarar, quais os documentos necessários e claro, como declarar seus investimentos.
A internet é uma grande rede de compartilhamento, aproveite seu tempo e use suas redes sociais para compartilhar os conhecimentos, muita gente possui dúvidas simples sobre imposto de renda e você pode ajudar repassando informações importantes. Até a próxima!
Nota: Esta coluna é mantida pela Órama, que contribui para que os leitores do Dinheirama tenham acesso a conteúdo gratuito de qualidade.
Foto: Businessman, Shutterstock