Está se aproximando a hora de acertar as contas de 2015 com o leão. O prazo para a entrega das declarações do imposto de renda 2016 para a Receita Federal será iniciado em 1º de Março e ser encerra em 29 de Abril de 2016. Todo contribuinte que recebeu rendimentos passíveis de tributação, que somados, totalizam um valor acima de R$ 28.123,91 no ano de 2015, deverão realizar a declaração.
Este é um momento que surgem muitas dúvidas em relação aos lançamentos dos investimentos, em especial para as pessoas que começaram a investir em produtos financeiros até então desconhecidos para elas:
- Ações na bolsa de valores;
- Títulos do Tesouro Direto;
- CDB, RDB e Letras de Câmbio;
- LCI e LCA;
- Fundos imobiliários; e
- Previdência privada.
Qualquer erro poderá representar algumas dores de cabeça, incluindo desde a retificação da declaração até o pagamento de multas.
Dessa forma, o Criando Riqueza, que é o canal de educação financeira da Empiricus, nossa parceira de conteúdos, preparou um guia explicativo contendo detalhes importantes sobre o lançamento desses investimentos na declaração do imposto de renda, além de explicar como são aplicadas as alíquotas de impostos sobre estes produtos financeiros.
É um material muito útil para os investidores, e recomendamos que você compartilhe com seus familiares e amigos para facilitar o trabalho de todos.
Para acessar o guia, basta clicar aqui para ser direcionado para uma página exclusiva do Criando Riqueza, onde há instruções para acessar o documento.
Bom trabalho e até a próxima!
Nota: Esta coluna é mantida pela Empiricus, que contribui para que os leitores do Dinheirama possam ter acesso a conteúdo gratuito de qualidade.
Foto “big lion”, Shutterstock.