Inadimplência: mais de 7 milhões de pessoas quitam suas dívidas

Credores estão vendo um aumento no número de pagamento de dívidas neste começo de ano. Segundo o Serasa, 7,2 milhões de pessoas buscaram quitar suas dívidas no primeiro trimestre de 2013. Isso marca um número recorde de consumidores que deixaram a lista de inadimplentes.

Em comparação com o mesmo período no ano passado, nota-se um aumento de 4,5% no volume de consumidores que quitaram suas dívidas. O número é o maior registrado para o primeiro trimestre desde 2006, quando a medição iniciou.

A notícia é boa para todas as partes. Os credores estão vendo seus devedores pagarem suas contas, assim como os inadimplentes mostram um controle maior sobre suas finanças e conseguem sair de uma posição economicamente desfavorável.

Para os economistas do Serasa, cada consumidor teve que administrar entre três e quatro dívidas de janeiro a março para sair da lista de inadimplentes. Segundo os especialistas há alguns motivos que podem ser apontados como os principais agentes para a regularização das pendências: a expansão das renegociações de dívidas (pela internet também, inclusive), os juros reduzidos, o desemprego baixo e a evolução da renda.

Como a baixa da inadimplência dos consumidores, os economistas lembram a importância de aproveitar o bom momento para o devedor colocar sua vida financeira de volta aos eixos.

Inadimplência encerra trimestre em alta

Recentemente publicamos um artigo informando a alta da inadimplência no primeiro trimestre do ano. Nele mostramos que, de janeiro a março, a inadimplência cresceu 9,68% em relação ao primeiro trimestre do ano passado.

Se há tantas pessoas quitando suas dívidas, como é possível o aumento da inadimplência?

A resposta pode ser bastante simples. O desempenho das vendas continua bastante aquecido e, além disso, a inadimplência tem picos históricos em março por causa das dívidas de fim de ano.

Assim, é possível notar que mesmo com os 7,2 milhões de consumidores pagando suas dívidas, o número de pessoas adquirindo pendências é superior pelos motivos apresentados.

O número recorde de pessoas deixando a lista de inadimplentes comprova a declaração de Roque Pellizzaro, presidente da CNDL (Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas). Para ele, a estabilidade do mercado de trabalho e o aumento da renda média trazem um ambiente de confiança para que os brasileiros consigam quitar suas dívidas e a inadimplência não fuja do controle.

Não ao endividamento

O Dinheirama preza pela sua saúde financeira e o assunto inadimplência é recorrente em nosso artigos. Por isso, convidamos os leitores a buscar conhecimento em nossos textos através das tags:

Nós também temos um excelente artigo sobre como limpar seu nome com dignidade, publicado por Conrado Navarro.

Fonte: R7. Foto de freedigitalphotos.net.

Postagens relacionadas

Como proteger o chip de clonagem no celular

Em 2º lugar no ranking mundial, influenciadores brasileiros buscam se capacitar como empreendedores

Brasil evita perda de R$ 6,2 bi em fraudes digitais em um semestre