A inflação medida pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) fechou setembro com alta de 0,08%, ante uma variação de 0,44% em agosto, informou nesta sexta-feira (7) o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
A taxa de variação é a menor desde julho de 2014. O IPCA de setembro também é o mais baixo para o mês desde 1998.
A taxa acumulada no ano foi de 5,51%. Em 12 meses, o resultado ficou em 8,48%, ainda muito acima do teto da meta estipulada pelo governo de 6,5%.
Em comparação com agosto, dos nove grupos de produtos e serviços que compõem o índice, alimentos foi o que apresentou a maior queda em setembro (-0,29%). Grande parte dos itens pesquisados mostrou redução na taxa de crescimento ou queda nos preços de um mês para o outro.
Os preços do leite, que subiam sistematicamente desde o início do ano, caíram 7,89%. Entre os alimentos em alta, o destaque ficou com o item carnes que teve aumento de 1,43%
Apenas três grupos mostraram aceleração na taxa de crescimento de preços em setembro: habitação (de 0,30% em agosto para 0,63% em setembro), vestuário (de 0,15% para 0,43%) e comunicação (de -0,02% para 0,18%).
Leitura recomendada: O casamento dos seus sonhos
Propostas para reforma da Previdência avançam
A proposta de reforma previdenciária apresentada por uma equipe técnica, nesta quinta-feira (6), ao presidente Michel Temer, prevê a criação de uma Lei de Responsabilidade Previdenciária com o mesmo objetivo da Lei de Responsabilidade Fiscal e que também valerá para Estados e municípios.
Essa lei, que será regulamentada depois da PEC (Proposta de Emenda à Constituição) da reforma, deve trazer regras para exigir maior governança em relação à previdência do funcionalismo.
O texto também vai incluir a permissão de que Estados e municípios possam aderir à Funpresp, o fundo de previdência do setor público federal, medida já anunciada.
O governo estuda ainda incluir na reforma, a autorização para que a previdência complementar de servidores seja administrada por um fundo privado, o que tiraria o monopólio da Funpresp.
A PEC que mudará a Previdência prevê idade mínima de 65 anos, e contribuição de pelo menos 25 anos como critérios para a aposentadoria. As regras valerão para mulheres que tenham menos de 45 anos e homens com menos de 50 anos. Para os mais velhos, haverá uma transição.
Com a proposta da equipe técnica em mãos, caberá a Temer fechar a versão final, de acordo com sua avaliação política. O presidente disse, durante a reunião, que a proposta está tecnicamente impecável. A preocupação dele é com a comunicação.
Receita disponibiliza 5º lote da restituição
A Receita Federal liberou às 9h desta sexta (7) a consulta ao quinto lote de restituição do Imposto de Renda da Pessoa Física de 2016.
Do total de contribuintes contemplados, 25.150 são idosos e 3.111 são deficientes físicos ou mentais ou portadores de alguma moléstia grave. Eles receberão R$ 111.469.566,87 e têm preferência no recebimento da restituição.
Para saber se a declaração foi liberada, o contribuinte deve acessar o site da Receita Federal ou ligar para o número 146. Inconsistências de dados ou outros problemas podem ser identificados no extrato da declaração disponível on-line.
Outra alternativa é o aplicativo da Receita, disponível para tablets e smartphones. O app possibilita a consulta às declarações do IR e a situação do CPF, e permite analisar diretamente nas bases da Receita Federal informações sobre liberação das restituições e a situação cadastral de uma inscrição no CPF.
A Receita disponibiliza, ainda, aplicativo para tablets e smartphones, que facilita a consulta às declarações do IRPF e situação cadastral no CPF. Com ele, será possível consultar diretamente nas bases da Receita Federal informações sobre liberação das restituições do IRPF, e a situação cadastral de uma inscrição no CPF.
A restituição ficará disponível por um ano no banco. Se o resgate não for feito nesse prazo, o contribuinte deve solicitá-la pela internet, mediante o Formulário Eletrônico – Pedido de Pagamento de Restituição, ou diretamente no e-CAC, no serviço Extrato do Processamento da DIRPF (Declaração do Imposto de Renda da Pessoa Física).
Mercado Financeiro
Os números do mercado de trabalho nos EUA surpreenderam a maioria dos analistas que não esperavam o aumento do desemprego. Esses números podem sinalizar que o FED não deverá elevar os juros tão rapidamente.
O Ibovespa, principal benchmark da Bolsa de Valores de São Paulo, operava às 11h41 em alta de +0,48% com 60.934 pontos. O dólar registrava queda de -0,09% sendo negociado por R$ 3,22.