Investir na bolsa ou em renda fixa: o que é melhor neste momento?

Investir na bolsa ou em renda fixa: o que é melhor neste momento?

Investir sempre foi a maneira mais inteligente de multiplicar a renda e garantir um futuro mais confortável, mas muita gente se sente intimidado (e com medo) neste momento de turbulência que o mercado financeiro está vivendo.

A boa notícia para quem tem medo de investir é que mesmo nesse momento de crise econômica é possível encontrar boas oportunidades. Para encontrar o melhor investimento deve-se avaliar qual modalidade melhor se encaixa ao perfil de cada investidor.

Ao estudar as melhores oportunidades para investir, você provavelmente vai se deparar com o seguinte dilema: o que é melhor agora, investir nos produtos de renda fixa ou na renda variável?

Finclass Junqueira

Para facilitar, vamos entender as vantagens e as desvantagens de cada modalidade de investimento. Assim, você poderá pesar os prós e os contras e investir com mais propriedade.

Bolsa de Valores: investimento em renda variável

Vantagens

Investir na Bolsa de Valores é um desafio interessante, se por um lado ela oferece mais riscos, por outro ela oferece a oportunidade de boas rentabilidades. O ideal, portanto, é que você não invista tudo o que tem nessa modalidade.

Para investir na Bolsa não é necessário muito dinheiro, além disso é você quem define a estratégia e escolhe as empresas em que deseja investir. Outra vantagem importante referente a essa modalidade é a liquidez, praticamente diária se considerarmos as ações mais negociadas do pregão.

É possível comprar ou vender suas ações a qualquer momento, além disso você pode acompanhar seus investimentos online de qualquer lugar e a qualquer hora. A diluição dos custos entre os investidores também é algo que otimiza os ganhos no final das contas.

Desvantagens

A primeira desvantagem ao investir na Bolsa de Valores é o fato de que é impossível prever qual será sua rentabilidade, visto que não se pode pré-definir os ganhos como se faz com a renda fixa.

Arcar com custos e taxas tributárias próprios dessa modalidade de investimento é uma responsabilidade que pode ser considerada uma desvantagem para o investidor. Isso sem contar com a possibilidade de demora no retorno, ou seja, quem deseja investir em ações deve ter paciência, pois em muitos casos o retorno só é alcançado ao longo do tempo.

Leitura recomendada: A diferença entre Análise Técnica e Análise Fundamentalista

Investimento em Renda fixa

Vantagens

Na maior parte do mundo, a renda fixa não oferece ao investidor rentabilidades tão atraentes, no Brasil, com os altos juros praticados, a renda fixa retorna aos investidores rentabilidades muita atraentes, atualmente na casa de dois dígitos.

Uma das vantagens em investir em renda fixa é a segurança que muitos produtos oferecem, inclusive com a presença do FGC (Fundo Garantidor de Crédito), que protege os investidores em alguns produtos como Letras de Crédito e Caderneta de Poupança em até R$ 250 mil por CPF.

Outros produtos, como os títulos públicos (Tesouro Direto), possuem como característica a oportunidade investir garantindo excelentes rentabilidades com risco mínimo, já que o próprio governo federal garante o pagamento dos títulos e a rentabilidade dos mesmos nos vencimentos dos papéis.

Desvantagens

As desvantagens podem estar relacionadas a algumas taxas, ainda altas em alguns casos como a conhecida taxa de administração. Felizmente, hoje bancos menores e corretoras trazem ao investidor a oportunidade de ter a seu alcance taxas muito competitivas e ótima prestação de serviço.

O imposto de Renda também é um item importante, e o investidor precisa conhecer a tabela regressiva, que garante a quem investe por mais tempo impostos menores.

Leitura recomendada: Tesouro Direto: exemplo de oportunidade em meio à crise (corra e aproveite)

Conclusão

Investir é sempre uma decisão inteligente e, neste sentido, a ordem é não deixar para depois a decisão de começar a construir um futuro cada vez mais feliz. Invista hoje e sempre, reservando como prioridade dentro do seu orçamento um valor fixo para tanto.

Entre investir em renda fixa e renda variável, muito provavelmente você vai chegar à conclusão que o ideal é aproveitar as boas oportunidades das duas modalidades, ou seja, diversificar.

“Investir com sucesso ao longo da vida não requer QI estratégico, tino especial para negócio ou acesso a informações sigilosas. O que é necessário é um intelecto apto a tomar decisões fundamentadas e evitar que as emoções venham a corroer esta capacidade” (Warren Buffett)

Obrigado e até a próxima!

Foto “stock exchange”, Shutterstock.

Postagens relacionadas

Como proteger o chip de clonagem no celular

Em 2º lugar no ranking mundial, influenciadores brasileiros buscam se capacitar como empreendedores

Brasil evita perda de R$ 6,2 bi em fraudes digitais em um semestre