Ministro pede que PF e Abin investiguem apagão de energia

Silveira também afirmou que quer que a Agência Brasileira de Inteligência (Abin) realize investigações sobre o episódio (Imagem: Edilson Rodrigues/Agência Senado)

O ministro das Minas e Energia, Alexandre Silveira, disse que vai oficiar ao Ministério da Justiça para que seja encaminhado à Polícia Federal um pedido de abertura de inquérito policial para apurar detalhes sobre a interrupção de energia que atingiu boa parte do país nesta terça-feira.

Silveira também afirmou que quer que a Agência Brasileira de Inteligência (Abin) realize investigações sobre o episódio.

O ministro disse que uma das causas de interrupção ocorreu no Ceará, e que o Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) busca identificar uma segunda ocorrência que teria resultado no problema. Ele não foi específico sobre o que aconteceu.

Segundo Silveira, a interrupção no fornecimento de energia nada teve a ver com o planejamento do sistema elétrico.

O ministro ainda criticou o fato de a Eletrobras ter sido privatizada no ano passado. Embora não tenha relacionado o incidente a ativos operados pela empresa, ele disse que o país “perdeu” um “braço operacional” importante quando a Eletrobras foi privatizada.

Postagens relacionadas

Republicanos apelam à extrema-direita para evitar paralisação do governo dos EUA

China avança no capitalismo e incentiva empresas privadas

Comissão aprova projeto que isenta pessoa com deficiência de IPI na compra de trator