Mulher também gosta de investir e faz isso muito bem!

É notável o aumento da participação da mulher no mercado financeiro (e no mercado de trabalho), mas ainda somos minoria, visto que essa sempre foi uma área que atraiu mais a participação dos homens.

Vale ressaltar que isso também reflete a participação das mulheres como investidoras, onde também somos minoria, apesar de nossa participação ter crescido nos últimos anos.

O interessante é que a mulher sempre foi vista pelo senso comum como aquela que gasta excessivamente, muitas vezes todo o seu salário (e o do marido) com roupas, sapatos, maquiagens, itens para a casa, enfim, com os tão tentadores bens de consumo.

Porém, algumas características das mulheres podem ser muito significativas para o exercício do movimento contrário: o de poupar e investir seu dinheiro conscientemente, e esse ponto é muito importante.

Fica claro que é possível reverter esse cenário de consumismo e gastos excessivos e assumir uma posição mais saudável, com o consciente planejamento de ações para que possamos conquistar muito mais do que o simples desejo de ter aquela bolsa da moda.

Mas como isso é possível? Quais características da mulher podemos utilizar a nosso favor nesse novo cenário?

Nós mulheres, apesar de muitas vezes termos muitos desejos e vontades instantâneas de obter roupas, sapatos, perfumes e bolsas da moda, também almejamos um futuro próspero, desejamos ser independentes, formar uma família, ter um carro bacana, uma casa própria ou até mesmo obter independência financeira para poder aposentar cedo e viajar pelo mundo.

Plataforma de investimentos recomendada: Rico – A sua plataforma de investimentos completa, ágil e segura

E o que nós temos de particular que pode nos auxiliar nessa caminhada mais futurística e menos consumista? Temos algumas características especiais que podem fazer a diferença! São elas:

  • Cautela;
  • Disciplina;
  • Paciência;
  • Determinação.

Essas características, que são mais fortes nas mulheres, não nos fazem melhores ou piores, mas com certeza podem alavancar nossa chance de sucesso no mercado financeiro, o que é um diferencial importante, visto que é preciso:

  • Cautela para não sair atirando para todos os lados, sem primeiro obter conhecimento sobre o assunto;
  • Disciplina para não fugir da rotina de poupar, colocar o investimento como atividade rotineira e seguir a risca um plano de aplicação traçado previamente;
  • Paciência para começar a ver o dinheiro render e os juros compostos fazerem efeito sobre nossos investimentos;
  • Determinação para obter força de vontade e almejar alcançar objetivos e sonhos de médio/longo prazo.

E essas peculiaridades, somadas com estudo, organização e principalmente o anseio de ser financeiramente independente ou mesmo de realizar alguns objetivos de vida são essenciais quando o assunto é investimentos.

Leitura recomendadaConheça a série inédita: Vencendo na Bolsa, com Leandro Martins

O que é preciso é que a mulher não duvide daquilo que é capaz e, com confiança e coragem, se lance no mundo dos estudos, comece a ter mais consciência de seus gastos, organize suas finanças e separe mensalmente uma quantia para investir.

Ou seja, ter um planejamento organizado e disciplina são aspectos fundamentais, mas além de tudo isso é preciso colocar nossos sonhos como objetivos de vida e nos empenharmos para alcançá-los.

Só assim teremos tudo o mais que quisermos como conquistas; todos aqueles bens de consumo, que no início pareciam prioridades, começarão a vir em segundo plano e como consequências de nosso triunfo.

Como no Brasil a fonte para o conhecimento sobre investimentos é escassa, aqui vai uma grande dica: na corretora Rico.com.vc, há um programa ao vivo, que inclusive conta com a minha participação, que ensina Ponto a Ponto todo o conhecimento necessário para você saber lidar com a bolsa de valores.

Nesse programa também há recomendação de operações, além de muitas aulas e indicação de materiais e vídeos de estudo sobre o assunto. Então é isso. Está esperando o que para ir atrás do conhecimento?

Nota: Esta coluna é mantida pela Rico.com.vc, que contribui para que os leitores do Dinheirama possam ter acesso a conteúdo gratuito de qualidade.

Postagens relacionadas

Como proteger o chip de clonagem no celular

Em 2º lugar no ranking mundial, influenciadores brasileiros buscam se capacitar como empreendedores

Brasil evita perda de R$ 6,2 bi em fraudes digitais em um semestre