Novo banco do Brics pode ajudar países africanos a enfrentar desafios urgentes

Os países do Brics são “bons parceiros” para África, disse Dilma em discurso (Imagem: Ricardo Stuckert/PR)

 O Novo Banco de Desenvolvimento criado pelo grupo do Brics pode ajudar a financiar projetos de países africanos para que eles enfrentem seus desafios mais urgentes, disse nesta quinta-feira a presidente do banco, Dilma Rousseff.

Os países do Brics são “bons parceiros” para a África, disse ela em um discurso em Johanesburgo, acrescentando que o banco financiará projetos de infraestruturas física e digital na África, bem como na área educacional.

“O Novo Banco de Desenvolvimento tem potencial para ser o líder de projetos que abordem os desafios mais urgentes dos países africanos”, disse ela, salientando que embora a parcela da África de investimento direto estrangeiro tenha aumentado para 8,8% do total global em 2021, de apenas 4,9% em 2010, “pode e deve aumentar muito mais”.

Um dos desafios a superar “é a expansão dos mecanismos de pagamento, destacadamente moedas locais e outros instrumentos financeiros que eventualmente possam ser criados para construir um novo sistema financeiro, mais multilateral e inclusivo”, acrescentou.

Dilma também apontou a necessidade de projetos conjuntos de infraestrutura entre vários países, observando que África tem o maior potencial hidroelétrico inexplorado do mundo.

Postagens relacionadas

Republicanos apelam à extrema-direita para evitar paralisação do governo dos EUA

China avança no capitalismo e incentiva empresas privadas

Comissão aprova projeto que isenta pessoa com deficiência de IPI na compra de trator