Perdi o emprego: agora vou ser trader na bolsa de valores!

Olá leitores do Dinheirama! Vocês tem acompanhado em meus artigos anteriores que prezo muito pelo educacional, e aprendizado.

Tem sido muito comum em palestras que ministro e na nossa sala de aula online e ao vivo durante o pregão (clique aqui para conhecer) esse questionamento da troca do emprego (por vontade ou necessidade) pela profissão de trader.

Realmente é sedutor pensar em largar todo o estresse do dia a dia para operar de qualquer lugar do mundo. Que tal na Toscana, com um ótimo Brunello de Montalcino, ou em Cote D’azur, com uma bela vista de Mônaco?

Ainda mais hoje em dia, com a popularidade dos mini contratos e da baixa margem requerida (valor mínimo para negociar 1 contrato).

Primeiro o aprendizado

As salas ao vivo, como o nosso Ponto a Ponto, com muitas aulas diárias e principalmente a interação entre os participantes, ajudam muito. Ainda assim, você vai precisar de tempo.

E não falo apenas de semanas, mas sim de meses, ou talvez até alguns anos!

Primeiro será preciso aprender as técnicas, com as ferramentas, e encontrar um setup (seu método vencedor). Caso contrário, você ficará “pulando de galho em galho”, e só perdendo dinheiro.

Em seguida (ou em paralelo) precisará aprender a controlar suas emoções. A psicologia do trader é fundamental para que os sentimentos como ganância e pânico não coloquem tudo a perder.

E por fim, precisará executar de maneira correta as ordens de compras e de vendas, pois erros operacionais são frequentes e podem custar caro para o seu bolso.

Plataforma recomendada: Opere na bolsa de valores com a Rico.com.vc

Não subestime o mercado

Ser um Day Trader é realmente muito fascinante, mas no caminho há armadilhas. Por isso é tão importante encontrar e controlar o método, as suas emoções e as tarefas operacionais.

Se você se precipitar e ir direto para o mercado antes de acertar estes pontos, na esperança de que irá vencer o mercado com facilidade, e achando que já está pronto para “viver de bolsa”, acabará perdendo tudo.

E não falo apenas de dinheiro não. Poderá perder também algumas coisas muito mais importantes, como a família, sua carreira e sua saúde mental.

Planejamento financeiro é importante

Adicionalmente, outro aspecto relevante é que muitos traders ingressam nesta atividade com a pressão por resultados. Precisam do lucro no mês para pagar despesas da casa e dos filhos.

Essa pressão é terrível, e poderá inviabilizar todo o plano, pois é extremamente importante que o trader esteja confortável e sem essa pressão por resultados. Com isso, uma boa reserva financeira para as despesas da casa é fundamental.

Leitura recomendada: Quer investir na bolsa? Aprenda o básico sobre análise técnica

Próximos passos

No próximo artigo, detalho melhor a jornada de estudos do trader, com ênfase no aprendizado técnico, psicológico e operacional, além de outros aspectos complementares. Clique aqui para ler.

No vemos mais adiante. Até lá! Abraços!

Nota: Esta coluna é mantida pela Rico.com.vc, que contribui para que os leitores do Dinheirama possam ter acesso a conteúdo gratuito de qualidade.

Postagens relacionadas

Como proteger o chip de clonagem no celular

Em 2º lugar no ranking mundial, influenciadores brasileiros buscam se capacitar como empreendedores

Brasil evita perda de R$ 6,2 bi em fraudes digitais em um semestre