Plantio de soja do Brasil tem início mais antecipado da história, diz consultoria

Segundo a consultoria, 0,40% da área estimada já recebeu sementes (Imagem: Oleksandr Ryzhkov/FreePik)

O plantio de soja do Brasil no ciclo 2023/24 teve o início mais antecipado da história, e 0,40% da área estimada já recebeu sementes, avaliou nesta sexta-feira a consultoria Pátria AgroNegócios.

Os trabalhos estão à frente do índice de apenas 0,16% registrado nesta época em 2022 e da média histórica de cinco anos para o período (0,21%).

“Os trabalhos de campo para o próximo ciclo safra de soja no Brasil já começaram e nunca tivemos um início tão agressivo”, disse o diretor da consultoria, Matheus Pereira.

“A presença do El Niño forçou o deslocamento da janela de chuvas no Brasil, com precipitações chegando mais cedo que o normal”, acrescentou.

O plantio antecipado favorece especialmente produtores de algodão, que cultivam a pluma após a colheita de soja.

Projeções

“A Pátria estima que deveremos presenciar de 3-4 semanas de plantio acelerado no país, mantendo o ritmo marginal recorde.”

Neste ano, os cotonicultores pediram autorização ao Ministério da Agricultura para começar excepcionalmente antes os trabalhos de campo com a soja, temendo que o El Niño resulte em um “corte” prematuro das chuvas no próximo ano, o que afetaria futuramente a safra de algodão.

Regiões

Segundo Pereira, o Mato Grosso, maior produtor brasileiro, plantou 0,52% da área estimada, enquanto o Paraná tem 1,6% da área plantada.

Pereira também disse que autorização para produtores semearem antes a soja em Mato Grosso também ajuda a explicar os índices.

Questionado sobre algumas previsões que apontam chuvas não tão boas em setembro em Mato Grosso, Pereira disse que nas regiões em que o plantio foi iniciado há expectativa de continuidade das precipitações.

“São as mesmas regiões que possuem boas previsões de chuvas ainda.”

Postagens relacionadas

Queijo do Brasil fica entre os 12 melhores do mundo

Comissão aprova projeto que prevê maior apoio do Estado à agricultura familiar

Projeto aprovado prorroga prazos para renegociação de dívidas de crédito rural