- Informações: são quando os dados, como números e palavras, estão organizados e contextualizados. Segundo Peter Drucker
, informações são dados dotados de relevância e propósito. Ela exerce algum impacto sobre o destinatário, registra um fato. - Conhecimento: ele não pode ser visto separadamente do seu contexto. É a mistura de experiências, valores, informações contextualizadas. Ele possibilita a existência de uma estrutura que permite o juízo de valores e a incorporação de novas informações e experiências. É uma informação discutida. O tempo de aquisição do conhecimento é mais lento e ocorre a partir do processo em que as informações são reunidas e interpretadas. O conhecimento é eterno, é dominar um assunto.
Informações relacionadas à economia
Para transformar as informações em conhecimento, a Educação Financeira possui ferramentas que levam à construção dos saberes necessários para a tomada de decisões mais acertadas e conscientes. Um dos objetivos é instigar a mudança de comportamento financeiro dos cidadãos, levando-os a um uso consciente de seus recursos e ao conhecimento econômico presente em seu cotidiano, bem como o entendimento dos comportamentos referentes a ele.
O meu trabalho como Pedagoga Empresarial e Econômica aqui no Dinheirama tem me proporcionado momentos de muita alegria ao saber, através do relato de nossos leitores e clientes, que as informações transmitidas por toda nossa equipe promoveu a construção de conhecimentos sólidos. Garanto, queridos leitores, que todos nós também aprendemos muito com vocês!
A orientação para minimizar as incertezas em relação às decisões financeiras, dentre outras atitudes, é procurar aumentar o grau de conhecimento e ser mais seletivo em relação às informações buscadas. Assim é possível fazer comparações, analisar, mobilizar conhecimentos já adquiridos e optar pela melhor opção. Aos poucos, agregamos valor a todas as informações, elas se “sedimentam”, o conhecimento
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