Por que o Ibovespa está tão estranho? Oportunidade para o investidor?

O mercado de ações passa por um momento delicado em 2013. Na última semana, os resultados negativos permaneceram. Ainda que a sexta-feira tenha trazido valorização positiva de 0,97%, a semana de 18 a 22 fechou com queda de 2,08% do índice Ibovespa.

O mercado de ações continua sendo atingido por fatores externos e internos. Por aqui, as desconfianças do mercado são inúmeras: inflação em alta, câmbio que flutua dentro de uma faixa desejada pelo governo e a possibilidade do Banco Central subir a taxa básica de juros são aspectos que influenciam os humores do mercado.

Além disso, a política de intervenção do governo federal em algumas empresas, somada aos resultados negativos da Petrobras, até pouco tempo nossa mais valiosa empresa, trouxeram também grande frustração ao mercado. A julgar pelo preço das ações, a famosa blue chip se tornou o “patinho feio” entre as petroleiras no mundo.

No cenário externo, a reunião do Fomc (Federal Open Market Committe) também trouxe mais preocupações ao mercado. O Federal Reserve, banco central dos EUA, revelou que considera uma revisão do programa de US$ 85 bilhões em compras de ativos mensais, revelando ainda que alguns membros da autoridade monetária norte-americana analisam encerrar o programa antes que ele alcance o objetivo inicial, a melhoria substancial no mercado de trabalho.

Confira abaixo as maiores altas de papéis que compõem o índice Ibovespa nesta sexta-feira, 22/02/2013:

Confira também as maiores baixas de papéis que compõem o índice Ibovespa nesta sexta-feira, 22/02/2013:

Vale lembrar que o mercado de ações é um mercado onde a volatilidade (o “sobe e desce”) e o risco estão sempre presentes. Você pode e deve buscar mais informações sobre estratégias, técnicas e oportunidades para investir de forma consciente.

Outro ponto importante, bastante “manjado”, mas nem sempre colocado em prática por quem começa a investir é o mandamento principal dos investidores: comprar na baixa e vender na alta. Será que os recentes movimentos e preços não representam, no fundo, uma oportunidade para quem pensa no futuro? Vale acompanhar. Até a próxima.

Foto de freedigitalphotos.net.

Postagens relacionadas

Como proteger o chip de clonagem no celular

Em 2º lugar no ranking mundial, influenciadores brasileiros buscam se capacitar como empreendedores

Brasil evita perda de R$ 6,2 bi em fraudes digitais em um semestre