Preços ao consumidor dos EUA aceleram em agosto por gasolina

O índice de preços ao consumidor aumentou 0,6% no mês passado, o maior ganho desde junho de 2022, informou o Departamento do Trabalho nesta quarta-feira, depois de duas altas mensais consecutivas de 0,2% (Imagem: Pixabay/JirkaF)

Os preços ao consumidor dos Estados Unidos subiram no ritmo mais forte em mais de um ano em agosto devido à alta no custo da gasolina, mas um aumento moderado no núcleo da inflação pode incentivar o Federal Reserve a manter a taxa de juros na próxima quarta-feira.

O índice de preços ao consumidor aumentou 0,6% no mês passado, o maior ganho desde junho de 2022, informou o Departamento do Trabalho nesta quarta-feira, depois de duas altas mensais consecutivas de 0,2%.

Os preços da gasolina aceleraram em agosto, atingindo o pico de 3,984 dólares por galão na terceira semana do mês, de acordo com dados da Administração de Informações sobre Energia dos EUA. Isso se compara a 3,676 dólares por galão durante o mesmo período em julho.

Em 12 meses até agosto, os preços ao consumidor aumentaram 3,7%, depois de terem subido 3,2% em julho. Embora isso marque o segundo mês consecutivo de aceleração na inflação anual, os preços ao consumidor nessa base de comparação caíram de um pico de 9,1% em junho de 2022. O Fed tem uma meta de inflação de 2%.

Economistas consultados pela Reuters projetavam que o índice aumentaria 0,6% no mês passado e avançaria 3,6% na base anual.

Postagens relacionadas

Republicanos apelam à extrema-direita para evitar paralisação do governo dos EUA

China avança no capitalismo e incentiva empresas privadas

Comissão aprova projeto que isenta pessoa com deficiência de IPI na compra de trator