Projeções ruins para o PIB e a Bolsa e seus investimentos

Projeções ruins para o PIB e a Bolsa e seus investimentos

Se depender do PIB, não há boas notícias para a Bolsa de Valores. Já tem sido assim há algum tempo e os números atuais não devem mudar no curto prazo. Os economistas de bancos projetam um crescimento de menos de 2% para a economia brasileira em 2015, segundo pesquisa da Federação Brasileira de Bancos (Febraban).

A estimativa para o ano que vem, para ser mais exato, caiu de 2,2% para 1,7%. Já a projeção para 2014 passou de 1,8% para 1,4%. Até aí nenhuma novidade, até porque a expectativa geral é entender o que de fato irá mudar em um segundo governo Dilma ou com o governo de oposição.

Ações com foco no longo prazo

Estou investindo em ações focado em conquistar bons resultados ao longo do tempo e já disse aqui outras vezes que não fico preocupado com variações do PIB no curto prazo – entendo sua importância no dia a dia da economia, mas meu horizonte maior o torna mais um dos números importantes.

Finclass Cerbasi

Os planos de investimentos das empresas consideram um horizonte de tempo superior a um ano, e nesse quesito o crescimento toma uma conotação maior e transforma o risco do curto prazo em oportunidade para o futuro.

PIB X Ibovespa

Considerando o histórico recente, vejamos o que o PIB significa para a evolução do Ibovespa, o principal índice de ações do Brasil. Em 2008, ápice da crise financeira global, o Ibovespa caiu 41%, depois mais do que se recuperou em 2009 (+82%) e estacionou, variando 1% em 2010.

No mesmo intervalo, o Produto Interno Bruto brasileiro avançou 5,2% em 2008, registrando posteriormente declínio de 0,2% em 2009 e alta de 7,5% em 2010.

Ora, se os preços das ações em Bolsa antecipam tendências econômicas, talvez então as cotações atuais já embutam desconto excessivo diante das perspectivas desanimadoras. Talvez! O Importante é mantermos o foco, sem deixar de manter a atenção para as oportunidades que o mercado apresenta.

Em suma, defendo que sempre há oportunidades no mercado de ações. Você concorda com essa visão? Como você vê as expectativas do mercado e da população para o futuro do Brasil e a influência disso tudo nos investimentos?

Nosso foco na Empiricus é criar material de qualidade para ajudá-lo a conhecer oportunidades de lucros e entender a dinâmica do investimento em ações. Se você não tem tanta familiaridade com investimentos, pode aproveitar e assinar nossa newsletter gratuita (clique aqui) para começar a ter contato com o tema.

Minha intenção com essa coluna semanal é manter aberta nossa linha de comunicação, para que possamos discutir como investir melhor e de forma mais rentável. Sinta-se convidado a deixar sua opinião no espaço de comentários abaixo. Obrigado.

Foto “Under heavy rain”, Shutterstock.

Postagens relacionadas

Como proteger o chip de clonagem no celular

Em 2º lugar no ranking mundial, influenciadores brasileiros buscam se capacitar como empreendedores

Brasil evita perda de R$ 6,2 bi em fraudes digitais em um semestre