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Qual o seu público alvo?

por Bruno Biscaia
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Qual o seu público alvo?Uma realidade bastante comum quando uma empresa decide expandir a sua atuação ou precisa atingir um maior número de clientes é perder o foco de quem é o seu publico alvo. Aproveito para citar a analogia utilizada por Walter Longo e José Luis Tavares, autores do livro “O Marketing na era do Nexo” (Best Seller): as empresas lançavam uma bola de boliche (um comercial, um anúncio etc.) e buscavam abater o máximo de pinos (pessoas) que conseguissem.

Mas, hoje, uma época em que somos inundados por mídia a todo o momento e em que o consumidor saiu da frente da TV[bb] e tem maior poder de escolha sobre o que ver, ler e ouvir – ele escolhe quais informações deseja receber -, fica difícil acertar onde estão e quais são os pinos (consumidores); “abatê-los”, então, nem se fala. Atualmente, parece-me improvável a possibilidade de se criar um produto e divulgá-lo de tal maneira que todas as pessoas o considerem muito legal ou necessário para suas vidas.

As pessoas, desde muito tempo, se organizam em grupos, nichos, tribos, que dispõem das mesmas necessidades, vontades ou de características semelhantes. É comum que os iguais se procurem e se unam. Isto é sobrevivência e sempre foi assim. A realidade que menciono não foi criada por mim ou por um grupo de pesquisadores. É um simples fato que sempre ocorreu.

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Tudo isso para dizer que não há sentido em fazer publicidade do seu produto para todas as pessoas, independentemente de quem forem elas. “Ah, mas grandes empresas fazem propagandas o tempo todo e para todo o mundo, para a massa” você deve estar pensando. Pois é, elas são grandes, famosas e têm muito dinheiro. Querem marcar presença, mas ainda assim focam em públicos específicos.

Se eu tivesse o dinheiro[bb] que elas têm, talvez fizesse algo um pouco diferente. Experimentaria ações focadas naqueles com interesse em saber sobre o meu novo produto ou sobre a promoção vigente, ao invés de simplesmente comprar anúncios na TV ou entregar panfletos e jornais. Os nichos têm mostrado força e muitas marcas aproveitaram para identificar-se com os grupos. Tente algo direcionado, para quem quer e precisa ouvir o que você tem a dizer. Por isso a importância de conhecer seus clientes e público alvo.

“Embora sejam criativas, de impacto e até mesmo premiadas, se pegarmos tais propagandas e trocarmos a marca de uma empresa pela de seu concorrente, o efeito da mensagem continuará sendo o mesmo. Ou seja: a propaganda serve para qualquer anunciante. Não promove qualquer diferenciação, nem tem personalidade.” Augusto Nascimento e Robert Lauterborn, autores do livro “Os 4 Es de Marketing e Branding” (Editora Campus)

Insista nessa ideia, crie uma cultura de sempre criar produtos e promoções para pessoas que estejam inseridas em seu publico alvo, ao invés de sair por ai criando produtos que não sabe se alguém um dia irá comprar. A grande ideia aqui é fazer um produto que as pessoas gostariam de ter. Por isso, aproxime-se de seu publico alvo, nicho, tribo, grupo de pessoas ao seu redor e veja se eles se interessariam pelo seu produto. E mãos à obra.

Crédito da foto para freedigitalphotos.net.

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