Ricardo, obrigado pela visita. Tenho certeza de que vai sair dessa e espero poder receber seu novo testemunho depois que todas as contas estiverem pagas e sua vida financeira, confortável. Sua situação não é única e o momento no Brasil merece atenção. O Indicador Serasa de Inadimplência Pessoa Física teve queda de 1,1% no primeiro semestre deste ano, se comparado ao mesmo período do ano passado. A inadimplência vem caindo, é fato, mas são muitas as pessoas que ainda devem.
A consulta de crédito
Recentemente, um amigo foi negociar um carro e uma das exigências ao tratar da negociação de crédito foi a consulta ao SCPC (Serviço Central de Proteção ao Crédito). Imagino que todos já devam ter passado por isso. Roseli Garcia, superintendente de Marketing de Produtos e Serviços da ACSP (Associação Comercial de São Paulo) comentou a prática em recente reportagem do jornal Estado de S. Paulo:
“Um registro de carnê em atraso ou cheque sem fundo é fator seletivo, porque é indicação de que a pessoa deve e não pôde pagar e de que a possibilidade de não vir a honrar a nova dívida que quer contrair é alta também”
É assim! Ninguém empresta dinheiro sem saber se você pode pagá-lo de volta. Você faria diferente?
O cheque voltou duas vezes?
Está ai uma situação desagradável, não é mesmo? Acontece. Sabendo da importância de manter limpo seu nome e sua credibilidade em dia junto ao comércio e aos bancos, veja o que você precisa fazer:
- Procure a agência bancária que registrou a ocorrência e peça pelas informações do caso (número do cheque, valor e data);
- Procure a pessoa ou loja para quem deu o cheque, pague o que deve e recupere o cheque;
- Com o cheque em mãos, vá ao seu banco e converse com o responsável, solicitando-lhe que o ajude na confecção de uma carta de regularização. Anexe o cheque original, pague as taxas cobradas e peça ao banco que encaminhe o protocolo ao Banco do Brasil, responsável pela atualização do arquivo do CCF (Cadastro de Emitentes de Cheques sem Fundos).
A dívida venceu?
Quando não há protesto do título em cartório, a coisa fica mais fácil. Você certamente receberá uma notificação da empresa, via correio, bastando apenas seguir as instruções da carta.
O título foi protestado?
Isso significa que seu débito agora está registrado em cartório. Você precisa ir até esse cartório onde o protesto foi solicitado e obter mais informações sobre o responsável pelo registro. Então, entre em contato com a pessoa/empresa e acerte o débito. Para cancelar o protesto você precisa de uma carta, com firma reconhecida do credor, atestando que a dívida foi paga corretamente.
Outras dicas
A ACSP (Associação Comercial de São Paulo) disponibiliza um guia para sair do vermelho e limpar seu nome. Leia, mesmo que você não tenha problemas financeiros, é uma cartilha e tanto. Além disso, o Serasa apresenta uma página com dicas mais aprofundadas sobre como limpar seu nome. O telefone da central de atendimento do Serasa é (11) 3373-7272.
Crédito da foto para Marcio Eugenio.