Rupert Murdoch renunciou como presidente da Fox Corp e da News Corp, encerrando uma carreira de mais de sete décadas durante a qual criou um império de mídia que se estende da Austrália aos Estados Unidos.
Seu filho, Lachlan Murdoch, se tornará o único presidente da News Corp e continuará como presidente e CEO da Fox, informaram as empresas nesta quinta-feira. A transição solidifica o papel de Lachlan como líder do império da mídia, encerrando as questões de sucessão dentro da família Murdoch.
A notícia ocorre poucos meses depois de Murdoch, de 92 anos, ter descartado um plano que reuniria seu império de mídia por meio da fusão da Fox com a News Corp.
Murdoch, que tem participações quase controladoras nas duas companhias, será nomeado presidente emérito de ambas as empresas.
“Nossas empresas estão com uma saúde robusta, assim como eu”, escreveu Murdoch em um memorando para a equipe nesta quinta-feira.
Murdoch, que tem seis filhos, há muito tempo desejava que eles assumissem as rédeas do império. Seu filho James foi CEO da Twenty-First Century Fox antes da decisão da empresa de vender seus ativos de cinema e televisão para a Walt Disney por 71,3 bilhões de dólares, um acordo fechado em 2019.
James então canalizou os recursos do negócio para uma empresa de investimento privado, a Lupa Systems. Lachlan foi nomeado CEO da nova Fox Corp.