Felizmente existem no Brasil diversas opções de bons investimentos e as oportunidades surgem à medida que nos preparamos adequadamente para aproveitá-los, sempre com conhecimento e priorização da leitura, aprendizado e prática.
Alguns fatores são fundamentais para alcançar bons resultados nos investimentos e em um recente artigo no Blog da Órama (clique para ler), a Sandra Blanco destacou uma recente entrevista do grande investidor Warren Buffett.
Buffett, um dos investidores mais reconhecidos do mundo, disse à revista Forbes em julho que o segredo para ser um grande investidor e realizar lucros é controlar as emoções. De fato, racionalidade e disciplina são fundamentais em quaisquer circunstâncias, mas nos investimentos a falta destes atributos pode ocasionar prejuízos.
“O segredo é segurar suas emoções”, disse Buffett, querendo mostrar que investir é uma tarefa simples e que não são apenas as variáveis econômicas podem prejudicar os resultados dos investimentos.
Aqueles que conseguem conter a ansiedade, o medo e o excesso de confiança, em geral, são mais bem sucedidos na busca pela valorização de seus investimentos. Buffett sabe do que está falando e não é à toa que sua fortuna foi recentemente avaliada em US$ 58,5 bilhões (Forbes – Setembro de 2013). Leia o artigo na íntegra clicando aqui.
E como podemos controlar as emoções? Para alguns certamente é mais complicado do que para outros e o sangue frio quando o assunto é dinheiro “vale ouro”. É preciso agir de forma inteligente, com limites e muita parcimônia.
Quem não se lembra do efeito manada que tomou conta do mercado financeiro no agravamento da crise do subprime? Muita gente, por desconhecimento e/ou falta de preparo, realizou o prejuízo e viu boa parte do dinheiro aplicado em ações “evaporar”.
Uma saída inteligente para quem reconhece não ter o controle sobre as emoções é contar com o apoio de profissionais da área, como consultores financeiros especializados, gestores de fundos de investimentos e outras pessoas que estudaram e se prepararam para tomar decisões racionais em momentos importantes.
Um abraço e até a próxima. Foto investment concept, Shutterstock.