E posso afirmar com convicção que essas pessoas que encontram dificuldades e insucesso estão nesse cenário porque não possuem definidos os seus objetivos de vida – aquilo que querem alcançar a partir do controle de sua vida financeira. Poucos sonhos, nenhum objetivo, nenhuma razão para poupar.
A importância de sonhar
Sonhar não custa nada. Não custa, mas deveria custar. Claro, custar no sentido de se criar um objetivo e saber quanto ele vale sob o aspecto financeiro. Se você quer algo, é preciso saber quanto custa este algo, para então poupar e chegar lá. Saber quantificar o seu sonho é o grande passo para finalmente concretizá-lo.
Liste sonhos de curto, médio e longo prazos.
Veja um exemplo: ss sonhos de curto prazo são aqueles do cotidiano, como trocar uma TV
Os sonhos de longo prazo, como o próprio nome diz, levam mais tempo até se concretizarem. Em compensação, com valores menores poupados e investidos em um prazo maior, podemos alcançá-los. Um bom exemplo para demonstrar o sonho de longo prazo é a independência financeira
Sonhar é fácil e realizar o sonho também pode ser. Alguns critérios podem ajudá-lo:
- Anote o seu sonho. Pegue lápis e papel e mãos à obra;
- Deixe seu sonho em local de acesso constante. Que tal colocar o papel em cima de sua mesa de trabalho, dentro de sua agenda?
- Separe os sonhos em curto, médio e longo prazo;
- Divida seus sonhos com sua família, afinal é importante que todos possam trabalhar em prol da sua realização;
- Transforme seus sonhos em prioridades e viva intensamente suas realizações.
É claro que um sonho precisa ser planejado e sua estrutura de vida precisa estar adaptada a essa nova forma de lidar com o dinheiro
Quem poupa por poupar (sem um objetivo) acaba sempre perdendo o foco e a possibilidade de realizar algo verdadeiramente importante na vida. Como já escrevemos antes, o melhor investimento é mesmo guardar dinheiro, mas para isso é fundamental saber onde se pretende chegar. Poupar sem objetivo é poupar para nunca realizar. Pense nisso!
——
Ricardo Pereira é educador financeiro e palestrante credenciado pelo Instituto DiSOP, trabalhou no Banco de Investimentos Credit Suisse First Boston e edita a seção de Economia do Dinheirama.
▪ Quem é Ricardo Pereira?
▪ Leia todos os artigos escritos por Ricardo
Crédito da foto para stock.xchng.