Além disso, algumas outras particularidades chamaram a atenção dos presentes e dos jurados: tem 47 anos, estava desempregada mal sabia comentar sobre sua cidade natal. Durante a conversa com os jurados que precede a apresentação, Boyle viu a cara de pouco caso feita pelos entrevistadores e enfrentou o sorriso de deboche da platéia ao comentar que seu sonho era ser uma cantora profissional e famosa como Elaine Page.
Quando Susan começou a cantar rapidamente todos perceberam que algo mágico estava prestes a acontecer. Sua voz ecoou como um bálsamo aos ouvidos, as pessoas arregalavam os olhos buscando uma interpretação para aquele som angelical. O que veio em seguida foi um show
A arte imita a vida
Quantos de nós nos encontramos em situações como a de Boyle e simplesmente baixamos a cabeça ao primeiro sinal de dificuldade. Dizemos não ao desafio. E é claro que todos nós sabemos que nada é fácil, nada vem de “mão beijada”. É preciso lutar. Aprendi que lutar com nossas limitações é um santo remédio para treinar e polir nossas qualidades – que, sem exceção, todos temos.
Às vezes, motivados pela vontade de acertar e recuperar o terreno perdido, falhamos, excedemos o que é justo ou aceitável. Faz parte. Neste momento, respire fundo e enfrente a platéia da vida, que sempre aponta o dedo para sua ferida e impõe obstáculos que parecem intransponíveis.
Quando lidamos com o dinheiro
A educação financeira é a oportunidade que, quando absorvida e provocada, torna viável a realização de sonhos e objetivos. Transforma vidas, criando oportunidades reais. Se você quer fazer algo diferente no futuro, precisa construir isso hoje. Poupar e investir hoje. E quando a hora chegar, terá que acreditar e dar o passo adiante.
Deixe sua estrela brilhar
Aposte no seu futuro e vá a luta. Se você tem dívidas, encare-as de frente, negocie, brigue, esperneie e faça o que for necessário para resolver o problema. Assuma o papel de agente – afinal, você se endividou porque quis – e vá atrás de informação e conhecimento. E deixe a vergonha de lado: negocie.
Boyle enfrentou seus medos, suas dificuldades e hoje é uma celebridade mundial, que possui entre seus fãs astros e estrelas como Oprah Winfrey e Demi Moore. Você pode dar hoje os primeiros passos rumo ao sucesso e à sua independência. Você não sonha? Quer ser um grande cantor, um cineasta, um médico, um milionário?
Enfrente seus medos, encare a “platéia”, ria de si mesmo e siga em frente: busque a felicidade. É aquela história, que vez ou outra surge e nos dá um tapa na cara: “sim, eu posso, eu consigo”. Susan Boyle conseguiu. Coincidência? Sorte? Preparo? Paixão? Pois é, acredite no que quiser, mas ela não venceu por vencer. Ela merece seu sucesso
Para terminar, que tal assistir à impressionante apresentação de Susan e ver os incrédulos jurados mordendo a língua? Impossível não se emocionar. Veja o vídeo no Youtube. Boa semana.
——
Ricardo Pereira é educador financeiro e palestrante credenciado pelo Instituto DiSOP, trabalhou no Banco de Investimentos Credit Suisse First Boston e edita a seção de Economia do Dinheirama.
▪ Quem é Ricardo Pereira?
▪ Leia todos os artigos escritos por Ricardo
Crédito da foto para stock.xchng.