Taesa disputará leilões e conhece tecnologia do principal lote de dezembro, diz CEO

A gente não participa de leilão para ganhar lote, a gente participa para rentabilizar corretamente o acionista (Imagem: REUTERS/Wolfgang Rattay)

A Taesa (TAEE11) participará dos leilões de transmissão de energia marcados para dezembro deste ano e março de 2024, disse nesta quinta-feira o CEO da companhia, André Moreira.

Em teleconferência de resultados, ele comentou ainda que a transmissora está familiarizada com a tecnologia de corrente contínua em alta tensão (HVDC, na sigla em inglês) do principal lote que será oferecido no leilão de dezembro.

“Lembrando que a Taesa, em 2022… ganhamos um lote que tem uma tecnologia que é muito similar, próxima, à que está sendo oferecida em dezembro… Isso nos dá uma condição de já estarmos muito familiarizados e conhecedores da tecnologia do HVDC”, disse Moreira, durante a teleconferência.

O edital do próximo certame foi aprovado nesta semana pela agência reguladora Aneel. O destaque é a oferta de uma grande linha de transmissão bipolo em corrente contínua, projeto que sozinho deverá exigir 18,1 bilhões de reais em investimentos.

O executivo também destacou que a companhia não irá crescer a qualquer custo e que está mais preocupada com uma alocação de capital eficiente.

“A gente não participa de leilão para ganhar lote, a gente participa para rentabilizar corretamente o acionista.”

Postagens relacionadas

Belo Monte muda estratégia de comercialização e defende nova remuneração para hidrelétricas

Entenda as taxas de compras internacionais

Mega-Sena sorteará neste sábado R$ 40 milhões