As perguntas do título deste artigo são muito comuns e costumam tirar o sono de muitos investidores novatos. Alguns deles evitam investir em títulos públicos por não entenderem plenamente a questão da segurança que envolve a negociação via Tesouro Direto. Por falar nisso, essa semana vai rolar um hangout gratuito comigo e outros especialistas para falar só de Tesouro Direto (clique aqui para detalhes).
Uma notícia veiculada hoje no jornal Folha de S. Paulo fala em fraude no Tesouro Direto, mas o que se vê neste caso é má-fé da corretora e de seus administradores. O investimento no Tesouro Direto é seguro e para que você não seja enganado, é importante atentar para alguns detalhes que vamos explicar no vídeo deste post.
Mais uma vez cumprindo nosso dever de informar e responder aos anseios de nossos leitores, fomos em busca de respostas objetivas e diretas para quatro perguntas sobre riscos ao investir em títulos públicos. As perguntas enviadas e respondidas foram as seguintes:
- “Como a corretora garante que eu sou o detentor dos títulos públicos comprados?” (Hugo Renó, São Paulo)
- “Como me certifico de que a operação feita pela corretora está certa? Há algum documento oficial do Tesouro ou da BM&F Bovespa?” (Túlio Noronha, São Paulo)
- “Existe alguma maneira de saber quanto de títulos públicos cada corretora administra para termos uma ideia do tamanho e da solidez da instituição” (Roberta Campos, Rio de Janeiro)
- “O Tesouro ou Bolsa oferecem algum tipo de proteção em caso de quebra da corretora, como existe o FGC para o caso dos bancos, por exemplo?” (Renato Oliveira, São Paulo)
Desta vez, pedi que as respostas fossem dadas pela Monica Saccarelli, Sócia-Diretora da Rico.com.vc e uma grande entusiasta da educação financeira, e pela Caroline Guedes, especialista em Tesouro Direto (autora de um especial com diversos artigos publicados aqui no Dinheirama). Mais uma vez, a ideia é explicar, elucidar dúvidas, não fazer propaganda. Elas gravaram um vídeo especial para nós, acompanhe:
Agradeço pela atenção da Monica e da Carol, que gentilmente cederam seu tempo para esclarecer dúvidas tão importantes. Obrigado. A você, leitor, reitero nosso compromisso de ajudá-lo nas suas escolhas e também no incentivo constante à educação financeira. Não se esqueça de participar do hangout gratuito que acontece nesta quarta (clique aqui para fazer sua inscrição). Obrigado e até a próxima.
Foto “Businessman drawing shield”, Shutterstock.