Ucrânia diz ter lançado “operação especial” na Crimeia ocupada pela Rússia

Ucrânia

O presidente ucraniano, Volodymyr Zelenskiy, prometeu na quarta-feira acabar com a ocupação russa da Crimeia, embora a Rússia não dê sinais de abandonar a península (Imagem: OLEG PETRASYUK/Pool via REUTERS)

A marinha e a inteligência militar da Ucrânia realizaram uma “operação especial” durante a noite, na qual unidades desembarcaram na Crimeia ocupada pela Rússia, disse a direção principal de inteligência (HUR) do Ministério da Defesa nesta quinta-feira.

A operação, que a Reuters não conseguiu confirmar de forma independente, representaria uma rara demonstração de que as forças ucranianas são capazes de realizar operações terrestres na Crimeia, local que a Rússia capturou e anexou em 2014.

Um vídeo breve e escuro postado junto do comunicado mostrou uma pequena lancha movendo-se pela água à noite perto da costa. A HUR disse que o ponto de desembarque foi no extremo oeste da Crimeia, perto dos assentamentos de Olenivka e Mayak.

Finclass Cerbasi

“Unidades especiais em embarcações desembarcaram na costa na área dos assentamentos de Olenivka e Mayak”, disse a HUR em comunicado.

Afirmou que “todos os objetivos” foram alcançados e que baixas foram infligidas ao inimigo, mas não identificou os objetivos.

“Além disso, a bandeira do Estado tremulou novamente na Crimeia ucraniana”, afirmou, sem dizer onde exatamente ou fornecer mais detalhes.

A Rússia não comentou o relato, que coincidiu com o Dia da Independência da Ucrânia.

O presidente ucraniano, Volodymyr Zelenskiy, prometeu na quarta-feira acabar com a ocupação russa da Crimeia, embora a Rússia não dê sinais de abandonar a península.

Postagens relacionadas

O presidente da Câmara dos Deputados, Kevin McCarthy, apresentará um plano ambicioso esta semana para obter a aprovação de quatro grandes projetos de lei

Republicanos apelam à extrema-direita para evitar paralisação do governo dos EUA

A economia da China está lutando apesar de uma série de medidas monetárias e fiscais para aumentar a confiança

China avança no capitalismo e incentiva empresas privadas

Texto ainda precisa ser aprovado por outras três comissões da Câmara (Imagem: Reprodução/Freepik/@freepik)

Comissão aprova projeto que isenta pessoa com deficiência de IPI na compra de trator