Ucrânia prende mulher acusada de espionar Zelenskiy para a Rússia

Uma mulher com cabelo escuro e vestido preto e branco foi vista sendo levada por dois agentes, em foto publicada no site da agência (Imagem: Serviço de Imprensa da Presidência da Ucrânia/Divulgação via REUTERS

 A agência de inteligência da Ucrânia afirmou nesta segunda-feira que prendeu uma mulher acusada de buscar informações sobre os itinerários do presidente do país, Volodymyr Zelenskiy, antes de uma viagem do chefe de Estado, além de tentar passar informações sobre instalações militares para a Rússia.

O serviço de segurança ucraniano, SBU, não revelou o nome da pessoa detida. Uma mulher com cabelo escuro e vestido preto e branco foi vista sendo levada por dois agentes, em foto publicada no site da agência. Os rostos estavam desfocados.

A suspeita foi presa na cidade portuária de Mykolaiv, no sul do país, de acordo com o serviço de segurança. Zelenskiy visitou a cidade no dia 27 de julho.

O SBU também acusou a mulher de tentar estabelecer as localizações de sistemas bélicos eletrônicos da Ucrânia, além de depósitos de munições perto da cidade portuária de Ochakiv, a 48 km de Mykolaiv.

“Membros do SBU pegaram a traidora em flagrante, quando ela tentava passar informações para os invasores”, informou a agência, acrescentando que medidas adicionais de segurança foram tomadas durante a visita presidencial.

A mulher é de Ochakiv e costumava trabalhar em uma loja que vendia mercadorias para soldados de uma das unidades militares ucranianas, informou o SBU. Um tribunal aprovou a prisão e, caso condenada, ela pode pegar uma sentença de até 12 anos, de acordo com o comunicado.

Postagens relacionadas

Republicanos apelam à extrema-direita para evitar paralisação do governo dos EUA

China avança no capitalismo e incentiva empresas privadas

Comissão aprova projeto que isenta pessoa com deficiência de IPI na compra de trator